Dominante na Série B, o campeão Cruzeiro já pensa no planejamento de 2023. Mas, enquanto o ano que vem não chega, ainda há desafios neste histórico 2022. O penúltimo é contra o Novorizontino, nesta quinta-feira (27), pela 37ª rodada. A bola rola às 19h, no Estádio Jorge Ismael de Biasi, o 'Jorjão', em Novo Horizonte, interior de São Paulo.

A Raposa soma 72 pontos, 11 a mais que o vice-líder Grêmio. Porém, já são quatro partidas consecutivas sem vencer na competição, com um empate e três derrotas. A sequência de reveses é a maior desde o fatídico 2019, quando a equipe perdeu cinco vezes em série que culminou no rebaixamento.

Nesta quinta, o time do técnico Paulo Pezzolano tenta encerrar a sequência ruim contra um adversário desesperado na luta contra o rebaixamento. O Novorizontino é o 17º colocado, com 41 pontos - um a menos que o CSA, primeira equipe fora do Z4.

Cruzeiro desfalcado

É árdua a missão de desvendar a escalação que Pezzolano mandará a campo no interior de São Paulo. O treinador uruguaio já adiantou que usará a partida para dar oportunidades a quem pouco jogou durante a campanha vitoriosa, em especial os jovens jogadores.

Mas, mais do que uma estratégia de rodar o elenco, trata-se de uma necessidade. Afinal, são nove desfalques - quatro por suspensão e cinco por lesão.
 
O volante Filipe Machado, o meio-campista Daniel Júnior e o atacante Edu foram expulsos na derrota da Raposa por 1 a 0 para o Guarani, no Mineirão, na semana passada, e cumprem suspensão. Já o goleiro Rafael Cabral recebeu o terceiro cartão amarelo e também não poderá atuar. 

Os lesionados são o lateral-direito Wesley Gasolina (lesão no posterior da coxa direita), o volante Neto Moura (entorse no tornozelo esquerdo), o meia Chay (tendinite no tornozelo direito) e os atacantes Rafa Silva (cirurgia no tendão do joelho direito) e Stênio (cirurgia no ombro direito).

Diante de tantas incertezas, uma substituição foi assegurada por Pezzolano: o substituto do suspenso Rafael Cabral no gol será Gabriel Mesquita, que estreará com a camisa celeste.

"O Cruzeiro é gigante. Eu vou encarar como a oportunidade da minha vida. Eu sei que, se for um grande jogo, pode mudar a minha vida. Estar nesse clube representa muito, o Cruzeiro abre portas para muitas oportunidades. Espero desfrutar desta oportunidade da melhor maneira possível", disse.

Novorizontino ameaçado

A equipe paulista entrou no Z4 da Série B pela primeira vez e tenta afastar a ameaça do rebaixamento. Após um início regular na competição, o Novorizontino viveu uma série de 15 partidas com apenas dois triunfos e despencou na tabela de classificação. Porém, vem de uma vitória e um empate e tenta manter a recuperação.

"Chegamos nessa fase dependendo exclusivamente de nós, dos nossos próprios resultados. É a nossa final, uma vitória garante a permanência, por isso precisamos ter foco. O trabalho está sendo muito intenso nesses dias", projetou o zagueiro Ligger.

Contra o Cruzeiro, o defensor terá novo companheiro na zaga, já que o titular Walber recebeu três cartões amarelos. Rodolfo Filemon e Joílson são os principais candidatos à vaga. No meio-campo, Jhony Douglas volta após cumprir suspensão. O restante do time, comandado por Mazola Júnior, deverá ser o mesmo que empatou por 2 a 2 com o Brusque.

NOVORIZONTINO X CRUZEIRO

Novorizontino
Lucas Pereira; Willean Lepo, Rodolfo Filemon (Joílson), Ligger e Paulinho; Jhony Douglas, Gustavo Bochecha, Diego Torres e Danielzinho; Douglas Baggio e Ronald
Técnico: Mazola Júnior

Cruzeiro
Gabriel Mesquita; Brock, Oliveira e Zé Ivaldo; Geovane Jesus, Pedro Castro, Willian Oliveira, Xavier e Kaiki; Breno e Lincoln
Técnico: Paulo Pezzolano

Motivo: 37ª rodada da Série B
Local: Estádio Jorge Ismael de Biasi, o 'Jorjão', em Novo Horizonte (SP)
Data e horário: quinta-feira, 27 de outubro de 2022, às 19h (de Brasília)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Renan Aguiar da Costa (CE)
VAR: Rafael Traci (SC)