CAMPEONATO BRASILEIRO

Depois de várias tentativas, o técnico Leonardo Jardim parece ter encontrado uma fórmula que surtiu efeito no Cruzeiro. Com a mesma escalação que empatou fora de casa com o São Paulo, a Raposa jogou bem e venceu o Bahia por x a x nesta quinta-feira (17/4), no Mineirão, em Belo Horizonte. O volante Lucas Romero Romero e o atacante Kaio Jorge (duas vezes) marcaram os gols do triunfo pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Com esse resultado, o Cruzeiro chegou aos sete pontos e subiu para a sexta posição.

A equipe mineira tem duas vitórias (Bahia e Mirassol), um empate (São Paulo) e uma derrota (Internacional) na Série A. Esse tropeço em BH fez o Bahia entrar na zona de rebaixamento. O Esquadrão de Aço está em 18º lugar, com três pontos, e não sabe o que é vencer na Série A. São três empates (Corinthians, Santos e Mirassol) e uma derrota (Cruzeiro)

Próxima rodada do Campeonato Brasileiro

O próximo jogo do Cruzeiro será contra o RB Bragantino, no domingo (20/4), às 20h30, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

O próximo jogo do Bahia será contra o Ceará, na segunda-feira (21/4), às 20h, na Fonte Nova, em Salvador.

Cruzeiro sufoca o Bahia, erra pênalti e marca golaço no primeiro tempo

Nos primeiros minutos de jogo, a Raposa se movimentou bastante no campo ofensivo, mas não conseguiu encaixar uma jogada que resultasse em finalização. Uma oportunidade ‘perfeita’ de abrir o placar surgiu aos 11′, quando o goleiro Ronaldo derrubou Kaio Jorge na área. O árbitro assinalou pênalti, batido pelo próprio camisa 19. Ele desperdiçou a cobrança, defendida sem grande esforço pelo arqueiro do Bahia, que segurou a bola e impediu uma tentativa de rebote. Ronaldo foi de vilão a herói em poucos minutos, mas não teve mais tempo para protagonizar outros lances. O goleiro caiu de mau jeito precisou ser substituído por Marcus Felipe aos 18′.

A defesa do Cruzeiro praticamente não sofreu perigo na etapa inicial. O time sufocou o Bahia na maior parte do tempo. Encaixotados, os visitantes se limitaram conter os avanços dos mandantes, e chegaram pouco ao campo de ataque. O Cruzeiro poderia ter ido para o intervalo com boa vantagem se não fossem os vários passes errados, as chances desperdiçadas dentro da área e algumas boas defesas dos goleiros do Bahia. Espaço não faltou para o time desenvolver jogadas. Quando tudo parecia perdido, Romero surgiu para salvar o Cruzeiro de um primeiro tempo frustrante. Aos 51′, o volante acertou um chutaço de fora da área e abriu o placar: 1 a 0.

Kaio Jorge desencanta e amplia o placar no segundo tempo

A Raposa teve postura parecida com a do primeiro tempo, mas foi mais efetiva e conseguiu transformar um placar simples em goleada.

Kaio Jorge se ‘redimiu’ pelo pênalti perdido e balançou as redes duas vezes na etapa final. O atacante marcou aos 19′ e aos 30′. No primeiro tento, o jogador recebeu bom passe do volante Christian e saiu cara a cara com Marcos Felipe. Ele não se intimidou diante do goleiro e finalizou bem, garantindo o 2 a 0. O segundo gol de Kaio Jorge também contou com passe de um meio-campista. Lucas Silva deixou o centroavante em boa posição na entrada da área. O atleta ajeitou e chutou colocado, sem chance de defesa para o goleiro: 3 a 0.

CRUZEIRO 3 X 0 BAHIA

Cruzeiro:Cássio; Fagner (William, no intervalo), Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Walace, aos 44’/2ºT), Lucas Silva, Christian (Dudu, aos 33’/2ºT), Matheus Pereira e Wanderson (Eduardo, aos 38’/2ºT); Kaio Jorge (Gabigol, aos 33’/2ºT). Técnico: Leonardo Jardim

Bahia:Ronaldo (Marcos Felipe, aos 18’/1ºT); Santiago Arias, Ramos Mingo, Fredi e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Erick (Everton Ribeiro, no intervalo) e Cauly; Erick Pulga e William José (Lucho Rodríguez, no intervalo). Técnico: Rogério Ceni

Motivo: quarta rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 17 de abril de 2025

Gols: Lucas Romero, aos 51’/1ºT; e Kaio Jorge, aos 19′ e aos 30’/2ºT (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Fabrício Bruno, Christian, Kaio Jorge e William (Cruzeiro); Santiago Arias e Erick (Bahia)
Público: 26.557
Renda: R$ 1.075.658,00
Árbitro: Flávio Rodrigues de Sousa (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)