FALHOU A DEFESA

Com direito a “frango” de Rafael Cabral, Cruzeiro empatou com o Alianza-COL, por 3 a 3, no Mineirão, na noite desta quinta-feira (11),  em jogo válido pela segunda rodada do Grupo B da Sul-Americana. Os gols da Raposa foram marcados no primeiro tempo, dando pinta que seria uma goleada azul. 

Porém, no segundo tempo, a equipe falhou com Zé Ivaldo e Cabral, permitindo que o adversário crescesse em campo, e no último minuto, a zaga novamente errou e permitiu o gol de empate do time colombiano.  O duelo marcou a estreia do técnico Fernando Seabra no comando do time celeste e do atacante Gabriel Veron no ataque. 

A Raposa agora muda a chave e começa a pensar no Botafogo, na primeira partida do Brasileirão. O confronto será no domingo (14), às 17h, também no Mineirão. 

O jogo

O Cruzeiro iniciou o confronto partindo para cima do adversário. A pressão deu certo e logo aos sete minutos, Lucas Romero abriu o placar para a Raposa. O meio-campista recebeu de Arthur Gomes, ajeitou, e bateu firme, de fora da área, no canto esquerdo do goleiro Grazziani. Foi o primeiro gol do argentino neste retorno à Toca II. Até aqui, Romero participou de 12 partidas.

A situação ficou ainda melhor para os donos da casa pouco tempo depois. Aos 13, em cobrança de escanteio de Matheus Pereira, Zé Ivaldo subiu mais que o adversário e testou forte, sem chances para fazer o segundo do time celeste na partida. O VAR foi acionado para checar uma possível falta do zagueiro, mas manteve a decisão da arbitragem, garantindo o terceiro gol do zagueiro na temporada.   

E a porteira estava aberta. Cinco minutos depois, Matheus Pereira, sem ângulo, cabeceou a bola na grande área e acabou encobrindo Pier Grazzianni,  fazendo assim um “gol sem querer” para o time celeste. No placar, 3 a 0 para a Raposa.

No último lance do primeiro tempo, o Alianza chegou a diminuir com Rangel, porém, o jogador estava milimetricamente impedido, o que foi confirmado pelo Var. 

Na volta do intervalo, o Cruzeiro voltou pressionando o adversário em busca do quarto gol, mas foi o Alianza que marcou, após falha em saída de bola. O lance aconteceu aos 7 minutos quando Zé Ivaldo tentou passe sair jogando pela esquerda. Ao tentar o passe, Saldaña antecipou a jogada e tocou para Batalla. o atacante invadiu a área e bateu cruzado, sem chances para Rafael Cabral. 

Após a falha, Zé Ivaldo quase se redimiu ao lançar ao ataque e alçar a bola na medida para Dinenno. O atacante finalizou o lance com uma bela cabeçada que foi interceptada pelo arqueiro colombiano.

Aos 14, Seabra promoveu as primeiras alterações no time, ambas nas laterais. Gasolina e Kaiki entraram nas vagas de William e Marlon. Modificado, o Cruzeiro viu o Alianza crescer no jogo e, por duas vezes, quase marcar o segundo, novamente em falhas cruciais. 

Com o baixo rendimento em campo, Seabra promoveu mais duas mudanças no time, colocando Cifuentes na vaga de Lucas Silva e Ramiro no lugar de Vital. Ainda assim, a equipe não conseguia encontrar o futebol que apresentou na primeira etapa. 

Aos 32, para deixar o clima ainda mais tenso no Mineirão, Rafael Cabral falhou e permitiu que o Alianza chegasse ao segundo tento na partida. Após bate-rebate na grande área, a bola sobrou para Batalla que bateu fraco e o arqueiro celeste acabou aceitando, proporcionando assim um “frango” no Gigante da Pampulha, para irritação dos torcedores que já pediam a saída dele da meta, antes mesmo da bola rolar. 

Aos 37, Seabra promoveu a estreia de Gabriel Veron com a camisa celeste, o atacante entrou na vaga de Arthur Gomes, que saiu vaiado de campo. O jogador não teve tempo de mostrar eficácia no atacate, já que teve que auxiliar o setor defensivo nos minutos finais.

No último lance, o jogador cometeu falta na intermediária e permitiu que o Alianza tivesse a chance de empatar o duelo. Dito e feito. Na cobrança de falta,  Figueroa, sem marcação testou no canto direito de Cabral, que só viu a bola morrer nas redes. O Var foi acionado para checar um possível impedimento no lance. Ao traçar as linhas, viu que Veron dava condições ao jogador, decretando placar final. 

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 3X3 ALIANZA

Cruzeiro: Rafael Cabral; William (Wesley Gasolina), Zé Ivaldo, Neris, Marlon (Kaiki); Lucas Romero, Lucas Silva (Cifuentes), Mateus Vital (Ramiro) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Gabriel Veron) e Juan Dinenno. Técnico: Fernando Seabra

Alianza:Pier Grazziani; Navarro, Figueroa, Pedro Franco e Leonardo Saldaña; Meza (Colpa), Jhair Castillo, Rubén Manjarrés (Orozco); Emerson Batalla (Contreras), Mayer Gil (Acosta) e Michael Rangel (Ruyery Blanco). Técnico: Michael Rangel

Motivo: 2ª rodada Copa Sul-Americana
Data: 11 de abril de 2024 (quinta-feira)
Local: Mineirão - Belo Horizonte
Árbitro: Roberto Pérez, auxiliado por Michael Orue e Jesús Sánchez
VAR: Derlis López
Cartões amarelos: Marlon. Romero, Veron (Cruzeiro); Rubén Manjarrés (Alianza)
Gols: Lucas Romero; aos 7’; Zé Ivaldo; aos 13’; Matheus Pereira; aos 18’; do 1º tempo (Cruzeiro); Emerson Batalla, aos 7’ e aos 33’; Figueroa, aos 51', do 2º tempo (Alianza)