NOVO REVÉS

O Cruzeiro voltou a jogar mal e acabou derrotado para o Criciúma por 1 a 0, em Santa Catarina, pela 14ª rodada do Brasileirão. O único gol da partida veio em um vacilo da marcação antes do primeiro minuto do segundo tempo. 

Após o apito final, um princípio de confusão envolvendo os atletas e as comissões técnicas de ambas as equipes deixou o clima tenso no meio-campo. mas foi apartado pelas autoridades locais.

Essa foi a segunda derrota consecutiva da Raposa na competição, ambas fora de casa. Ao todo, o time de Fernando Seabra já tropeçou cinco vezes longe de seus domínios. 

Com o resultado, o time celeste parou nos 20 pontos e segue com um péssimo aproveitamento atuando fora de casa. O próximo jogo será diante do torcedor, onde o time segue 100% na série A. O time receberá o Corinthians, domingo (7), às 16h, no Mineirão. Para o confronto, Seabra não contará com João Marcelo, que levou o terceiro amarelo e terá que cumprir suspensão contra o Timão. 

O jogo

O Cruzeiro iniciou o confronto partindo para cima do Criciúma e construindo duas boas jogadas para abrir o placar, ambas com Arthur Gomes. Em uma delas, o jogador saiu cara a cara com o goleiro e chutou em cima do arqueiro do Tigre. 

Somente aos 10 minutos que os donos da casa fizeram o goleiro Anderson trabalhar. Em jogada individual, Bolasie se livrou, pela ponta direita, e bateu cruzado, obrigando Anderson a espalmar a bola para a lateral. 

O duelo seguiu em alta velocidade, com as equipes se alternando no ataque, mas pecando no arremate final.

Assim seguiu o jogo até que aos 44 minutos Lucas Silva teve a chance de abrir o placar com um chute forte de fora da área. Atento ao lance, o goleiro Gustavo saltou no canto direito e mandou a bola para a linha de fundo, cedendo escanteio para a Raposa Na cobrança, Zé Ivaldo testou firme, da pequena área, mas para a linha de fundo. 

Na volta do intervalo, o técnico Fernando Seabra promoveu a primeira mudança na equipe colocando Vitinho no lugar de Lucas Silva. Logo na saída da bola, o Criciúma abriu o marcador com Bolasie. Livre na pequena área, o atacante desviou um chute de Claudinho para as redes. O lance foi revisado pelo VAR, que confirmou o tento dos donos da casa. 

Atrás no placar, Seabra voltou a mexer na equipe colocando Barreal e Robert nas vagas de Ramiro e Arthur Gomes, aos 18 minutos. Aos 26, Matheus Pereira teve a chance de empatar ao se livrar da marcação e chutar cruzado, porém, a bola saiu raspando a trave direita de Gustavo. 

Aos 31,o travessão impediu a igualdade do Cruzeiro após bela trama envolvendo Robert e Vitinho. Os crias da base tabelaram na entrada da grande área e Vitinho, ao concluir a jogada, foi parado pelo travessão. 

O Criciúma tentou responder logo em seguida em duas chances criadas por Allano, ex-Cruzeiro. Em ambas, Anderson conseguiu fazer a defesa e evitar o pior para a Raposa. Aos 34, foi a vez de Arthur Caíke, outro que vestiu a camisa celeste, ter duas oportunidades para ampliar o marcador, mas pecou na pontaria.

Um minuto depois, Seabra mexeu novamente na equipe colocando Mateus Vital no lugar de Kaiki. Já na reta final, Arthur Viana foi para o jogo no lugar de Palacios. Aos 46, Allano, que tinha entrado no segundo tempo, acabou expulso após levar o segundo amarelo e deixou os donos da casa com um jogador a menos. 

Mesmo com a vantagem numérica, o Cruzeiro não conseguiu aproveitar os minutos finais do duelo e saiu derrotado de campo.

FICHA TÉCNICA

CRICIÚMA 0X1 CRUZEIRO

Criciúma:Gustavo; Claudinho (Higor Meritão), Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Barreto, Ronald (Fellipe Mateus), Matheusinho (Newton)  e Trauco; Bolasie (Allano) e Éder (Arthur Caíke) .Técnico: Claudio Tencati 

Cruzeiro: Anderson; Palacios (Arthur Viana), Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki (Mateus Vital); Lucas Romero, Lucas Silva (Vitinho) e Ramiro (Barreal); Arthur Gomes (Robert), Matheus Pereira, Gabriel Verón.Técnico: Fernando Seabra

Motivo: 14ª rodada do Brasileirão
Data: 03 de julho de 2024 (quarta-feira)
Local: estádio Heriberto Hulse, Criciúma-SC

Árbitro: João Vitor Gobi, auxiliado por Luiz Alberto Andrini Nogueira e Daniel Luis Marques
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho
Cartão Vermelho: Allano (Criciúma)
Cartões amarelos: Matheusinho (Criciúma); Zé Ivaldo, João Marcelo (Cruzeiro);

Gols: Bolasie, aos 30 segundos, 2º tempo (Criciúma)