COPA SUL-AMERICANA

Dentro de um Mineirão vazio, o Cruzeiro fez uma atuação ‘sem alma’, digna de um jogo sem a presença de público, e perdeu por 2 a 1 para o Mushuc Runa. Nesta quarta-feira (9/4), a equipe equatoriana bateu a Raposa em confronto pela segunda rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana.

 Os gols do Mushuc Runa foram marcados pelo meia-atacante Carlos Orejuela e pelo zagueiro Bryan Bentaberry. A Raposa balançou a rede com o atacante Gabigol.

 Com a derrota para o Ponchito, o Cruzeiro ficou afundado na lanterna do Grupo E da Sul-Americana. A Raposa perdeu os dois jogos que fez no torneio. Na estreia, o Unión venceu o time celeste por 1 a 0 em Santa Fé, na Argentina.

1º Mushuc Runa, com seis pontos – duas vitórias em dois jogos (2 de saldo)
2º: Palestino, com três pontos – uma vitória e uma derrota em dois jogos (1 de saldo)
3º: Unión, com três pontos – uma vitória e uma derrota em dois jogos (-1 de saldo)
4º: Cruzeiro, com zero pontos – duas derrotas em dois jogos (-2 de saldo)


Mushuc Runa faz gol e cria vantagem no primeiro tempo

Os primeiros minutos do jogo mostraram uma tentativa de desenvolvimento do Cruzeiro, que acabou não gerando grandes chances.

 Depois, houve duas paradas para atendimentos de jogadores. Foram mais de cinco minutos de pausa até que o jogo voltasse à normalidade.

 Dois jogadores deixaram o gramado com problemas físicos: o Cruzeiro substituiu o volante Matheus Henrique (dor no joelho direito) pelo ponta Wanderson no Cruzeiropedia. E o Mushuc Runa trocou o meio-campista Stiven Tapiero (dor nas costas) pelo atacante Bagner Delgado.

 Depois das paradas, o Mushuc Runa conseguiu se desprender da marcação e passou a incomodar Cruzeiro. Inseguro na defesa, o time celeste cedeu à pressão dos equatorianos e levou gol.

 A jogada foi entre dois meia-atacantes. Aos 27′, Cristian Penilla cruzou, e Carlos Orejuela finalizou livre dentro da pequena área. O goleiro Cássio defendeu, mas soltou a bola no rebote. Bem posicionado, o jogador do Mushuc Runa chutou novamente e fez o gol: 1 a 0.

 No restante da primeira etapa, houve poucos lances de perigo. O Mushuc Runa chegou bem ao ataque, mas desperdiçou oportunidades na entrada da área por falta de pontaria. Já o Cruzeiro criou pouco e se mostrou bastante desorganizado.

Mushuc Runa assegura vitória sobre o Cruzeiro no segundo tempo

Os primeiros 15 minutos do segundo tempo mostraram um Cruzeiro parecido com o da primeira etapa. Desorganizado, o time parecia demonstrar estar longe de empatar o jogo, mesmo com um pouco mais de presença na área.

Esse cenário mudou com a marcação de um pênalti para a Raposa. O atacante Dudu foi derrubado na área, e o árbitro inicialmente mandou o jogo seguir. Ele ouviu o VAR, e manteve a decisão de campo. Passados quase cincos, após já ter reiniciado a partida, Mario Díaz de Vivar foi à cabine reassistir ao lance. Então, ele retornou ao campo e marcou a penalidade.

Aos 20′, o atacante Gabigol chutou no canto direito do goleiro Rodrigo Formento e igualou o placar: 1 a 1. A expectativa era que o time crescesse após esse gol, e conseguisse voltar a marcar, mas nada aconteceu.

O que se viu depois foi nova falha defensiva do Cruzeiro. Aos 31′, o Mushuc Runa desempatou a partida com gol do zagueiro Bentaberry: 2 a 1.

Foi em uma jogada de escanteio que saiu o segundo tento do Ponchito. O atacante Mauricio Alonso alçou a bola na área do Cruzeiro, e o zagueiro Fabrício Bruno afastou. A bola retorna aos pés do jogador do Mushuc Runa, que cruza novamente na área e encontra Bentaberry livre para cabecear para o fundo da rede.

CRUZEIRO 1 X 2 MUSHUC RUNA

Cruzeiro:Cássio, William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Marlon; Lucas Romero (Lucas Silva, aos 35’/2ºT), Matheus Henrique (Wanderson, aos 11’/1ºT; Kaio Jorge, aos 27’/2ºT), Eduardo, Matheus Pereira; Dudu (Rodriguinho, aos 36’/2ºT) e Gabigol.

Mushuc Runa: Rodrigo Formento; Luis Haquin, Dennis Quintero, Bryan Bentaberry, Glendys Mina; Carlos Orejuela (Alonso, aos 26’/2ºT), Nicolás Davila; Stiven Tapiero (Delgado, aos 14’/1ºT); Cristian Penilla (Peralta, aos 37’/2ºT), Luis Arce e Simisterra. Técnico: Ever Hugo Almeida

Motivo: segunda rodada do Grupo E da Sul-Americana
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 9 de abril de 2025
Gols: Carlos Orejuela (Mushuc Runa) e Brian Bentaberry; Gabigol (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Jonathan Jesus, Matheus Pereira e Wanderson (Cruzeiro); Luis Arce, Nicolás Davila e Glendys Mina (Mushuc Runa)
Árbitro: Mario Díaz de Vivar (PAR)
Assistentes: Eduardo Britos e Juan Benítez (PAR)
VAR: Ulises Mereles (PAR)
Público e renda: não houve