Após anunciar o retorno do time de basquete, o Cruzeiro já soma dois títulos, sendo um internacional. A última conquista veio na quarta-feira (29), quando o time celeste enfrentou o Praia Clube na final da Copa Sul-Americana e aplicou um 82 a 67 no time de Uberlândia. O duelo aconteceu no ginásio Poliesportivo de Itatiaiuçu, região Metropolitana de Belo Horizonte.
O feito alcançado pelo Cruzeiro foi de forma invicta, diante da China Azul que lotou as arquibancadas do ginásio. Na briga pelo terceiro lugar, o UdeC, do Chile, se deu bem e venceu o Colonias, do Paraguai, por 87 a 61.

O torneio serviu também como preparação para a equipe buscar o bicampeonato do Campeonato Brasileiro. O Brasileirão iniciará no dia 15 de março com nove equipes disputando o troféu: Cruzeiro, Basket Osasco, Consigaz/Praia Clube, Vitória, Blumenau, Liga Sorocabana, Basquete Tatuí, Brusque e Basquete Santos. A primeira partida da Raposa será no dia 17, contra o Vitória.

História
Nas décadas de 1930 e 1940, o Cruzeiro, então Palestra Itália, iniciou o projeto de ter uma equipe de basquete impulsionado por Ítalo Frattesi, o Bengala, multicampeão nos gramados, que venceu o tricampeonato em 1928, 1929 e 1930, e que foi treinador do time de basquete após largar o futebol. Nas quadras, ele foi campeão da cidade em 1932. O time juvenil de basquete também foi campeão nacional, de forma invicta, no ano de 1944.

A volta da modalidade aconteceu em 2021, sob a gestão do ex-presidente Sérgio Santos Rodrigues. No ano seguinte, a Raposa firmou parceria e o projeto, que teve início em Montes Claros, se mudou para Itatiaiuçu. Em 2023, a nova casa e gestão deram resultado com o Cruzeiro faturando o título do Campeonato Brasileiro da modalidade.