Cidade do Galo, Toca da Raposa II, Independência e Sesc Venda Nova serão usados pelas seleções no torneio continental

A Cidade do Galo, a Toca da Raposa II, o estádio Independência e o Sesc Venda Nova serão os Campos Oficiais de Treinamento (COTs) de Belo Horizonte na Copa América. Os locais ficam disponíveis para seleções que vierem à capital mineira de acordo com a agenda de jogos da competição.
Segundo o Comitê Organizador Local (COL), a definição se deu por questões de hotelaria e logística, além de considerar a qualidade de gramado e equipamentos esportivos oferecidos pelos centros de treinamento.
O intuito é que todas os times tenham estrutura e tratamento similar ao longo do torneio. Nos COTs, as equipes terão à disposição infraestrutura e padrões que replicam as condições ofertadas nos estádios oficiais. São eles:
- Campos com as 105 m de comprimento e 68 m de largura;
- Gramado composto de grama do tipo Bermuda e/ou Azevém Perene, a “grama de inverno”;
- Altura de corte do gramado entre 20 mm e 25 mm;
- Equipamentos esportivos padronizados – traves fixas, traves móveis, bonecos de treinamento, bandeiras de escanteio etc.
- Pintura das linhas (12 cm) e áreas do campo padronizadas conforme as regras do jogo.
Uruguai, Equador (duas vezes), Argentina, Paraguai, Bolívia, Venezuela e Japão são as seleções que jogarão no Mineirão durante a primeira fase. O calendário de quando e onde cada uma irá treinar ainda não foi divulgado pelo COL.
Por regulamento, as seleções devem chegar nas cidades-sede três dias antes da primeira partida no torneio, viajando para a próxima cidade no dia seguinte ao jogo. Os terceiros colocados dos grupos A e B que precisarem aguardar a última rodada do grupo C para definir a sua classificação seguirão na cidade do seu último jogo até o dia 25 de junho.
Às seleções é facultado fazer o treino de reconhecimento dos estádios na véspera de cada confronto, em horário pré-determinado. Entretanto, caso decidam fazer o treino da véspera em um COT, a presença do treinador e jogador destacados para entrevista coletiva oficial é obrigatória. Apesar de não ser um costume, uma seleção poderá agendar um treinamento no dia da partida.
Veja a relação dos Campos Oficiais de Treinamento:
Rio de Janeiro
Escola de Educação Física do Exército - EsEFEx
CT Barra (Fluminense)
Estádio São Januário (Vasco)
Estádio Olímpico Nilton Santos (Botafogo)
São Paulo
CT Academia de Futebol I (Palmeiras)
CT Frederico Antonio Germano Menzen (São Paulo)
Arena Inamar (Água Santa)
Belo Horizonte
CT Cidade do Galo (Atlético)
CT Toca da Raposa II (Cruzeiro)
SESC Venda Nova
Arena Independência
Salvador
Estádio Barradão (Vitória)
Estádio do Pituaçu
CT E.C. Vitória (Vitória)
CT Fazendão (Bahia)
Porto Alegre
CT Presidente Luiz Carvalho (Grêmio)
CT Parque Gigante (Internacional)
Estádio Beira-Rio (Internacional)
SESC Protásio Alves