1 a 1

Atlético e Cruzeiro empataram por 1 a 1 nesta quarta-feira (15), na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O meia-atacante Matheus Pereira abriu o placar para o time celeste, e o zagueiro Ruan Tressoldi igualou o marcador para o Galo. O jogo, no entanto, ficou marcado por polêmicas na arbitragem, especialmente no lance que originou o gol atleticano.

O árbitro Paulo César Zanovelli (MG) se equivocou ao marcar escanteio a favor do Atlético após toque final do atacante Dudu, e a jogada terminou no gol de empate do time alvinegro. A decisão gerou forte contestação entre os jogadores cruzeirenses. Durante os protestos, Kaio Jorge foi expulso após fazer gesto de “roubo”, em uma confusão que atrasou a retomada da partida.

Com o empate, o Atlético chegou aos 33 pontos e permaneceu na 14ª colocação. O Cruzeiro, por sua vez, manteve a terceira posição, com 53 pontos, oito atrás do líder Palmeiras, que venceu na rodada e ainda tem um jogo a menos.

No sábado (18), o Atlético enfrentará o Corinthians na Neo Química Arena, às 18h30 (de Brasília), pela 29ª rodada do Brasileirão. No mesmo dia, às 21h, o Cruzeiro recebe o Fortaleza no Mineirão.

O clássico teve início equilibrado e de muita disputa física. A primeira grande chance foi do Atlético, aos 18 minutos, com Gustavo Scarpa. O meia recebeu passe de Dudu e finalizou próximo à trave defendida por Cássio.

Pouco depois, um choque preocupou o Cruzeiro. O goleiro Cássio precisou ser substituído após ser atingido acidentalmente por William durante uma saída de bola, o que acionou o protocolo de concussão. Jonathan Jesus também apresentou mal-estar, chegou a vomitar em campo, mas permaneceu na partida.

Com o tempo, o Atlético passou a ter mais posse de bola e criou boas oportunidades com Dudu, Scarpa e Bernard. O camisa 10 teve a melhor chance da etapa inicial, mas parou na defesa celeste.

No segundo tempo, o Cruzeiro abriu o placar logo aos dois minutos. Gabriel Menino recuou mal, Kaio Jorge interceptou e, livre diante do goleiro Everson, preferiu rolar a bola para Matheus Pereira completar para o gol.

O empate veio logo na sequência. Aos quatro minutos, após escanteio cobrado por Bernard, Ruan Tressoldi subiu mais que a defesa adversária e cabeceou no ângulo de Léo Aragão, que havia entrado no lugar de Cássio.

Depois da expulsão de Kaio Jorge, o Atlético passou a pressionar. Aos 18 minutos, Dudu acertou a trave após passe de Caio Paulista, e Lucas Silva afastou o rebote. Mesmo com um a menos, o Cruzeiro conseguiu segurar o resultado até o fim.

Atlético 1 x 1 Cruzeiro

Atlético: Everson; Saravia, Ruan Tressoldi, Ivan Román e Guilherme Arana; Fausto Vera, Gabriel Menino, Bernard, Scarpa; Rony e Dudu. Técnico: Jorge Sampaoli.

Cruzeiro: Cássio, William, Jonathan Jesus, Lucas Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.

Gols: Ruan, para o Atlético; Matheus Pereira, para o Cruzeiro.
Cartões amarelos: Guilherme Arana  e Ivan Román, para o Atlético; Kaiki e Kaio Jorge, para o Cruzeiro.
Cartão vermelho: Kaio Jorge, para o Cruzeiro.

Motivo: 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: quarta-feira (15), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Rafael da Silva Alves (RS)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)