A seleção brasileira de judô somou três medalhas no primeiro dia do Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia, nesta sexta-feira. A campeã olímpica Rafaela Silva levou a prata. Dois bronzes vieram com Larissa Pimenta (52kg) e Nathália Brígida (48kg).
Depois de três vitórias, Silva se garantiu na final com a kosovar Nora Gjkakova, segunda do ranking mundial. A decisão veio após três punições para a brasileira, que comemorou o bom resultado.
"É a terceira vez que venho para a Geórgia e nessas três vezes fiz final. Estou muito feliz com meu desempenho nessas competições de início de 2019. Na final, senti um pouco o ritmo. Eu lesionei o joelho nas últimas competições, então estava mais fazendo fisioterapia e tentando intensivar minha parte física. Ainda estou sentindo um pouco a falta de ritmo de treino. Agora, é aproveitar essa semana para preparar porque já tem competição no próximo final de semana de novo", explicou Rafaela, que vai participar do Grand Prix de Antalya, na Turquia, na próxima sexta-feira.
O bronze de Brígida foi a terceira medalha dela em seis competições neste início de ano. "Estou contente com minha evolução, mas tenho muito mais a evoluir nessa busca pela vaga olímpica", avaliou Brígida. Ela também foi bronze no Grand Prix de Tel Aviv, em janeiro, e no Grand Slam de Dusseldorf, em fevereiro.
Com apenas 19 anos, Larissa Pimenta chegou ao quarto pódio na temporada, o primeiro em um Grand Prix. "Esse ano está sendo um ano bem diferente para mim, de adaptação e de evolução. A cada competição me sinto melhor. Fui para três competições no começo do ano, evoluindo a cada uma delas. Fui para os Opens, medalhei, fui campeã. Não ia sair daqui hoje sem medalha. Treinei bastante para isso, espero evoluir cada vez mais e agardeço à CBJ por me apoiar nessa caminhada", comemorou.
O Brasil segue sua participação no torneio neste final de semana. Marcelo Contini (73kg), Eduardo Barbosa (73kg) e Maria Portela (70kg) lutam no sábado. No domingo, lutarão Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Beatriz Souza (+78kg).