CAMPEONATO BRASILEIRO

O Botafogo levou a melhor em uma “final antecipada” e recuperou a liderança do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o Fogão acabou com a sequência invicta do Fortaleza e ganhou o confronto direto por 2 a 0, no Estádio Nilton Santos, pela 25ª rodada do Brasileirão.

Com a missão de vencer para voltar à liderança, o Botafogo tomou a iniciativa do jogo. Contudo, via o organizado Fortaleza segurar o placar, até que Igor Jesus brilhou. Ele abriu o placar e depois definiu a vitória.

Com a vitória, o Botafogo pulou para 50 pontos e está novamente na liderança do Brasileirão, com dois pontos a mais do que o Fortaleza, que tem um jogo a menos. O Leão do Pici viu a invencibilidade de 12 jogos (dez vitórias e dois empates), somando Campeonato Brasileiro (dez partidas) e Copa Sul-Americana, ser quebrada.

Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Corinthians, no dia 14, sábado, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos. O Campeonato Brasileiro vai parar para a Data Fifa. Já o Fortaleza volta a campo no dia 11 para enfrentar o Internacional, no Beira-Rio, às 19h30 (de Brasília), em jogo atrasado, válido pela 19ª rodada do torneio.

O jogo 

O técnico Artur Jorge precisou mudar logo aos cinco minutos de jogo. Cuiabano sentiu problema muscular na coxa direita e deu lugar a Marçal. O duelo era truncado, com pouca emoção. Embora com mais posse de bola, o Botafogo sofria para criar. Aos 14 minutos, o time carioca bateu escanteio rapidamente e encontrou Savarino na área. Contudo, a finalização dele foi bloqueada pela zaga.

Aos 20 minutos, o Fortaleza avançou em contra-ataque, após Almada furar na entrada da área depois de cobrança de escanteio. Atento, John saiu do gol e impediu que Breno Lopes ficasse com a bola em boas condições. O Fogão respondeu aos 26 minutos. Luiz Henrique foi lançado na área, mas demorou a finalizar e a zaga mandou para escanteio.

Na melhor chance do jogo até então, Savarino cruzou e achou Igor Jesus praticamente na pequena área. Contudo, ele, sozinho, errou a cabeçada e mandou para fora, aos 27 minutos. O Fortaleza assustou dois minutos depois. Brítez arriscou de fora da área, a bola desviou e encobriu o gol de John.

Aos 40 minutos, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Marlon Freitas, na área. Ele finalizou e a bola explodiu em Lucas Sasha, que pulou com os braços abertos. O árbitro Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP) marcou pênalti. Contudo, o VAR, comandado por Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa), recomendou a revisão do lance. A bola bateu na cabeça de Sasha. Flavio, assim, anulou a penalidade. O primeiro tempo terminou sem gols.

No primeiro minuto da etapa final, Luiz Henrique driblou dois jogadores e finalizou com categoria, mas errou o alvo. Aos quatro minutos, Luiz Henrique fez nova boa jogada e chutou da entrada da área. João Ricardo espalmou.

Aos 14 minutos, o Botafogo chegou a abrir o placar. Marçal cruzou e Igor Jesus desviou para o fundo da rede. Contudo, o assistente Bruno Boschilia (Fifa-PR) apontou impedimento do lateral-esquerdo, o que foi confirmado pelo VAR. Assim, gol anulado no Estádio Nilton Santos. Artur Jorge, aos 19, colocou Tchê Tchê no lugar de Ponte, enquanto Vojvoda acionou Pikachu e Pedro Augusto. Saíram Moisés e Hércules no Fortaleza.

O técnico do Botafogo, aos 26, fez troca tripla. Ele colocou Danilo Barbosa, Matheus Martins e Tiquinho Soares. Saíram Gregore, Savarino e Luiz Henrique, respectivamente. O Fogão abriu o placar um minuto depois. Igor Jesus foi lançado por Alexander Barboza, dominou na área e chutou cruzado: 1 a 0.

Aos 34, Tchê Tchê arriscou e João Ricardo mandou para escanteio. Em desvantagem, o Fortaleza buscou atacar mais. Contudo, o Botafogo tratou de ampliar o placar. Aos 45 minutos, Igor Jesus foi lançado por Marlon Freitas e tocou na saída do goleiro: 2 a 0 e fim de jogo no Nilton Santos.

BOTAFOGO 2X0 FORTALEZA


BOTAFOGO: John; Mateo Ponte (Tchê Tchê), Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano; Gregore (Danilo Barbosa), Marlon Freitas e Thiago Almada; Luiz Henrique (Tiquinho Soares), Savarino (Matheus Martins) e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.

 FORTALEZA: João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Cardona (Felipe Jonatan) e Bruno Pacheco; Lucas Sasha (Kervin Andrade), Hércules (Pedro Augusto) e Pochettino (Emmanuel Martínez); Moisés (Pikachu), Breno Lopes e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

 Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31/08/2024, sábado
Horário: 21h (de Brasília)
Público: 28.584 pagantes / 32.564 presentes

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa)

Gols: Igor Jesus, aos 27′ e aos 45′ do 2ºT (Botafogo)
Cartões amarelos: Cardona, Hércules, Pedro Augusto e Kervin Andrade (Fortaleza) e Gregore, Bastos, Artur Jorge e Marçal (Botafogo)