O Atlético saiu em vantagem nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Na noite desta terça-feira, no Independência, o Galo levou um susto da La Equidad-COL no começo do jogo, mas conseguiu a vitória de virada por 2 a 1 (veja os gols no vídeo abaixo). Camacho, de pênalti, abriu o placar para os visitantes, mas Jair e Elias garantiram o triunfo do alvinegro, que jogará por um empate na Colômbia.

 
O time alvinegro levou o gol logo aos 3 minutos de jogo. A partir daí, passou a pressionar o adversário em busca da virada. Além dos gols de Jair, após bola escorada por Igor Rabello, e Elias, em chute de longe, o Galo acertou a trave três vezes e ainda perdeu um pênalti, com Cazares, quando o jogo ainda estava empatado por 1 a 1. O goleiro Novoa, que falhou no gol de Elias, foi o grande responsável pela vantagem mínima do time mineiro. 

O próximo jogo entre as equipes será na próxima terça-feira, às 21h30, no estádio El Campín, em Bogotá. O Galo precisa de apenas um empate na Colômbia para conseguir a classificação. Como na Copa Sul-Americana o gol como visitante é critério de desempate, La Equidad precisa apenas da vitória simples, por 1 a 0, para avançar. A equipe que avançar enfrentará o Colón-ARG na semifinal.

O Atlético agora muda o foco. No próximo sábado, às 11h, também no Independência, o alvinegro recebe o Bahia, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.


O jogo


O time colombiano surpreendeu o Atlético no começo do jogo. Com o domínio da posse inicial, La Equidad obrigou Cleiton a fazer grande defesa em chute de González, aos 15 segundos. Pouco depois, o árbitro marcou pênalti de Elias em Motta. Na cobrança, Camacho deslocou o goleiro alvinegro e abriu o placar: 1 a 0.

 
Num primeiro momento, o Galo sentiu o golpe. O time visitante seguia com a posse, enquanto o Atlético, com a marcação recuada, não conseguia jogar. A torcida alvinegra passou a ficar impaciente, mas logo o time reagiu. Ricardo Oliveira e Cazares acertaram a trave de Novoa. O centroavante ainda teve outra boa chance, mas a bola passou raspando.


O Atlético passou a ter o domínio da posse. Os colombianos recuaram em busca de um contra-ataque. O Galo, com dificuldade de penetração, apostou nos cruzamentos para a área. E, aos 27', o time chegou ao empate. Cazares cobrou falta na área, Igor Rabello ajeitou para trás e Jair fuzilou sem chances para Novoa: 1 a 1.


Depois do empate, o Atlético seguiu em cima. No embalo da torcida, a equipe alvinegra passou a não dar chances para os adversários, que poucas vezes passaram do meio-campo. Réver, após cobrança de escanteio de Cazares, quase virou o jogo de cabeça, mas o goleiro Novoa espalmou a bola, que explodiu no travessão na sequência. No último lance da etapa inicial, foi a vez da La Equidad acertar o travessão de Cleiton, após cabeçada de Mahecha.

O Atlético voltou para o segundo tempo com a mesma postura, mas encontrou a mesma resistência defensiva da equipe visitante. Mas as coisas começaram a melhorar quando o centroavante González acertou Réver numa disputa aérea e levou o segundo cartão amarelo, sendo expulso de campo.


Com isso, o Atlético ficou ainda mais ofensivo em campo. Rodrigo Santana colocou Otero em campo no lugar de Fábio Santos. A mexida acabou sendo prejudicial ao Galo. No lance seguinte, o VAR auxiliou o árbitro, que marcou pênalti em Jair. Sem o lateral-esquerdo, que é o cobrador oficial, Cazares assumiu a responsabilidade. O equatoriano bateu no canto direito de Novoa, que voou para fazer a defesa. No rebote, Otero colocou a bola no fundo das redes, mas o lance foi anulado, porque ele e Chará invadiram a área antes da cobrança.


O Atlético não se abateu com o erro e seguiu na pressão. Réver e Ricardo Oliveira tiveram boas chances, mas finalizaram por cima. Mas, aos 35', num chute de longa distância, Elias virou o jogo para o Galo. O volante arrancou livre e finalizou, a bola foi no meio do gol e Novoa, que fazia grande partida, 'aceitou': 2 a 1.


Depois do gol da virada, o Atlético ainda teve grandes chances para ampliar a vantagem no Independência, mas parou nos erros dos jogadores de ataque, que desperdiçaram grandes chances. Fim de jogo e vitória alvinegra de virada no Horto.


ATLÉTICO 2 X 1 LA EQUIDAD-COL


Atlético
Cleiton; Patric, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos (Otero, aos 17/2°T); Jair (Alerrandro, aos 32/2°T) e Elias; Chará (Luan, aos 39/2°T), Vinícius e Cazares; Ricardo Oliveira
Técnico: Rodrigo Santana


La Equidad-COL
Diego Novoa; Walmer Pacheco, Danilo Arboleda, Jeider Riquett e Amaury Torralvo; Pablo Lima, Juan Mahecha, Stalin Motta, Palomeque (Mier, aos 25/1°T, depois Peralta, aos 28/2°T) e Camacho (García, aos 14/2°T); Ethan González
Técnico: Humberto Sierra


Gols: Camacho, aos 5/1°T; Jair, aos 27/1°T; Elias, aos 35/2°T
Cartões amarelos: Jair, aos 7/1ºT; González, aos 30/1ºT e aos 9/2°T; Fábio Santos, aos 33/1°T; Camacho, aos 12/2°T; Vinícius, aos 44/2°T
Cartão vermelho: González, aos 10/2°T

Público: 21.919 torcedores
Renda: R$ 522.090,00


Motivo: jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana
Data e horário: terça-feira, 20 de agosto de 2019, às 21h30
Local: Independência, em Belo Horizonte


Árbitro: Mário Díaz de Vivar (PAR)
Assistentes: Milciades Saldívar (PAR) e Roberto Cañete (PAR)
VAR: Daniel Fedorczuk (URU)