A derrota para o São Paulo deixou o Atlético mais distante da briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Com sete pontos a menos que o líder da competição, o Galo tem apenas 7,6% de chance de levantar a taça (números do Departamento de Matemática da UFMG). Mas o alvinegro terá uma sequência crucial para melhorar essa porcentagem.

As próximas três partidas do Atlético são contra equipes da parte de baixo da classificação: Coritiba, Bragantino e Atlético-GO. Vencer os compromissos contra adversários que tentam se afastar da zona de rebaixamento é crucial para o time comandado por Jorge Sampaoli seguir sonhando com o bicampeonato brasileiro.


O primeiro jogo da série é contra o Coritiba (19° colocado, com 21 pontos), no próximo sábado, às 17h, no Mineirão. Será a despedida da equipe em 2020. Caso vença o Coxa, o Galo fechará o ano com 80% de aproveitamento no estádio.


O duelo seguinte seria contra o Santos, mas a partida foi adiada em função do compromisso do Peixe pela semifinal da Copa Libertadores. 


Desta forma, o Galo só voltará a campo em 11 de janeiro (serão 16 dias sem jogar). A partida será contra o Bragantino, fora de casa. O time de Bragança Paulista está há quatro jogos sem perder e se afastou da zona de rebaixamento - é o 13° colocado, com 31 pontos.


O último duelo desta série é com o time que tem a situação ‘mais tranquila’. O Atlético-GO soma 34 pontos, na 11ª posição, seis acima do Vasco, primeiro na zona de rebaixamento. A partida do Galo contra o Dragão ainda não tem data marcada, mas será realizada no Mineirão.

 

Chances de título do Campeonato Brasileiro


São Paulo - 66,2%
Flamengo - 22,6%
Atlético - 7,6%
Grêmio - 3,6%
Internacional - 2,2%