Em um clássico, ainda que a diferença de investimento entre os rivais seja grande, raras são as vezes em que um time consegue emendar muitas partidas sem perder. O Atlético vive um desses momentos especiais: são cinco anos e meio com apenas vitórias ou empates diante do América. E as equipes vão se reencontrar neste domingo, a partir das 16h, no Mineirão, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.


O Atlético foi derrotado pelo América pela última vez em 1º de maio de 2016. Naquela tarde, o time alvinegro perdeu por 2 a 1 o jogo de ida da final do Campeonato Mineiro, no Mineirão. O duelo de volta, uma semana mais tarde, terminou empatado por 1 a 1 e garantiu o título aos americanos, mas iniciou o longo tabu que já dura 17 partidas.

Desde o jogo de ida daquela decisão, o Atlético venceu 12 vezes, empatou cinco e não perdeu nenhuma. São 31 gols marcados (média de 1,82 por partida) e somente oito sofridos (0,47). A maior goleada foi na fase classificatória do Estadual de 2017, quando o Galo aplicou um 4 a 1. No Mineirão, Fred brilhou com três gols e uma assistência para Maicosuel. Hugo Almeida marcou o único tento americano.

Atlético e América se reencontraram em duas oportunidades no mata-mata do Mineiro desde a final de 2016. Em 2018, o Galo avançou à final ao eliminar o rival na semi, mas acabou perdendo o título para o Cruzeiro. Neste ano, o time do técnico Cuca foi campeão após dois empates sem gols com o Coelho na decisão, já que havia feito melhor campanha na fase classificatória.

Além dos empates na final, o Atlético venceu o América duas vezes este ano: 3 a 1 na primeira fase do Mineiro e 1 a 0 no jogo do primeiro turno do Brasileirão. Agora, tenta repetir a dose para manter o embalo na liderança. Perto do tão sonhado título, o time alvinegro soma 62 pontos - dez a mais que o segundo colocado Palmeiras.