Equipe tomou gols no primeiro tempo e conseguiu reação na etapa final
O Atlético sofreu na noite desta quarta-feira, mas conseguiu impedir o que poderia se tornar um vexame histórico no Castelão, em Fortaleza. Bastante modificado, o time alvinegro saiu atrás do Ferroviário-CE, que marcou com Esquerdinha e Mazinho. No segundo tempo, Róger Guedes e Gustavo Blanco empataram o jogo em 2 a 2 e garantiram à equipe visitante a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil.
A vitória por 4 a 0 na partida de ida, no Independência, deu tranquilidade ao Atlético. Por isso, o técnico Thiago Larghi resolveu poupar jogadores. Dos considerados titulares, apenas Victor iniciou o jogo desta quarta-feira. O time alvinegro sofreu, apresentou graves deficiências na zaga e no meio e levou dois gols do Ferroviário-CE no primeiro tempo.
O resultado negativo obrigou Thiago Larghi a mexer no time no intervalo. Entraram Luan e Gabriel nos lugares de Felipe Santana e Tomás Andrade, respectivamente. O Atlético melhorou e passou a criar mais oportunidades de gol. Segura lá atrás, a equipe conseguiu o empate.
O time alvinegro volta a campo neste domingo, a partir das 16h. Os comandados de Thiago Larghi enfrentam o Vitória, no Independência, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Na Copa do Brasil, o Atlético aguarda sorteio nesta sexta-feira para conhecer o adversário das oitavas de final.
O Ferroviário-CE, por sua vez, foca na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. A estreia do time cearense na competição será neste domingo, às 15h. O duelo contra o Cordino-MA está marcado para o estádio Leandrão, em Barra do Corda.
O técnico Thiago Larghi promoveu mudanças no Atlético. Dos jogadores considerados titulares, apenas o goleiro Victor iniciou a partida desta quarta-feira. A principal novidade foi a escalação de Lucas Cândido, deslocado para a posição de lateral-esquerdo. Recuperado de grave lesão no joelho, o volante de 24 anos voltou a atuar depois de mais de 16 meses.
E foi justamente pelo lado de Lucas Cândido que o Ferroviário-CE resolveu atacar. Em busca de um resultado histórico, o time da casa chegou com perigo com Leanderson, aos 10’. Lançado, o volante encobriu o goleiro Victor, mas a bola foi alta demais.
O Atlético apostava especialmente pelas pontas. Erik, pela direita, e Róger Guedes, pela esquerda, tentavam jogadas individuais, mas não conseguiam criar. A inércia do meio de campo alvinegro permitia o domínio dos donos da casa, que mantinham a bola por 54% do tempo na primeira metade da etapa inicial.
O melhor desempenho do Ferroviário-CE deu resultado aos 24’. Lucas Mendes avançou e, mais uma vez, encontrou espaço pela esquerda da defesa do Atlético. O lateral cruzou para o estreante Esquerdinha, que contou com falhas de Victor e Bremer para completar de cabeça para as redes: 1 a 0. E a pressão continuou.
O gol sofrido fez o Atlético reagir. Em menos de dez minutos, o time alvinegro criou três oportunidades claras com Alerrandro. O jovem centroavante de 18 anos, entretanto, não conseguiu empatar o jogo.
E a bola puniu. Aos 37’, os donos da casa cobraram escanteio pela esquerda. A zaga atleticana afastou parcialmente. No rebote, bola para a área mais uma vez. Mazinho recebeu livre, cabeceou no chão e venceu Victor: 2 a 0.
Retomada alvinegra
Thiago Larghi promoveu duas alterações no intervalo. Entraram Gabriel e Luan nos lugares de Felipe Santana e Tomás Andrade, respectivamente. Já no começo do segundo tempo, o Atlético conseguiu um gol para acalmar os ânimos. Num contra-ataque, Alerrandro escorou para Róger Guedes. De fora da área, o atacante finalizou de direita, no canto esquerdo de Léo. Alívio também para o jogador, que sofreu com críticas de torcedores durante a semana.
O gol deu tranquilidade ao Atlético, que passou a dominar o jogo e a criar oportunidades. Alerrandro, duas vezes, finalizou, mas foi parado - uma vez pelo goleiro Léo e outra pelo zagueiro Luís Fernando. O Ferroviário-CE, por sua vez, deu mostras de cansaço e não conseguia levar perigo a Victor.
Abriu-se, então, espaço para Gustavo Blanco brilhar. Capitão do time mesmo com a presença de Victor no time titular, o volante invadiu a área, recebeu passe do ‘garçom’ Alerrandro e bateu colocado: 2 a 2.
Na parte final do jogo, o jovem centroavante de 18 anos finalmente conseguiu marcar gol. A arbitragem, entretanto, assinalou impedimento. Daí para frente, o Atlético até tentou, mas não conseguiu virar a partida.
FERROVIÁRIO-CE 2 X 2 ATLÉTICO
Ferroviário-CE
Léo; André Lima, Erandir e Luis Fernando; Lucas Mendes, Mazinho, Leanderson, Janeudo, Esquerdinha e Sávio (Rafael Guedes, no intervalo); Luís Soares (Valdeci, aos 23’ do 2ºT)
Técnico: Maurílio Silva
Atlético
Victor; Samuel Xavier, Bremer, Felipe Santana (Gabriel, no intervalo) e Lucas Cândido; Arouca e Gustavo Blanco (Yago, aos 34’ do 2ºT); Erik, Tomás Andrade (Luan, no intervalo) e Róger Guedes; Alerrandro
Técnico: Thiago Larghi
Gols: Esquerdinha, aos 24’, e Mazinho, aos 37’ do 1ºT (FER); Róger Guedes, aos 5’, e Gustavo Blanco, aos 28’ do 2ºT (ATL)
Cartões amarelos: Esquerdinha, aos 9’, Leanderson, aos 10’, e Lucas Mendes, aos 25’ do 2ºT (FER); Samuel Xavier, aos 39’ do 1ºT, e Lucas Cândido, aos 24’ do 2ºT (ATL)
Motivo: jogo de volta da quarta fase da Copa do Brasil
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Data e horário: 18 de abril de 2018, às 21h45
Árbitro: Pathrice Wallace Corrêa Maia - RJ (CBF)
Auxiliares: Michael Correia - RJ (CBF) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho - RJ (CBF)