Atlético e Fluminense vão se reencontrar na Copa do Brasil após 21 anos do único confronto entre os clubes no torneio. Assim como em 2000, os dois times estarão frente a frente nas quartas de final da competição nacional. O Galo, mais uma vez, espera levar a melhor sobre o tricolor.


Naquela edição, o Atlético levou a melhor sobre o Fluminense graças ao gol qualificado como visitante. No jogo de ida, no Maracanã, empate por 3 a 3. Lincoln, duas vezes, e Cláudio Caçapa, marcaram pelo Alvinegro. 
 
No jogo de volta, no Mineirão, novo empate, desta vez por 2 a 2. Ramon Menezes e Guilherme fizeram os gols do alvinegro, que acabou eliminado pelo São Paulo na semifinal da Copa do Brasil de 2000.
 
Mas esse não foi o único confronto eliminatório entre Atlético e Fluminense. As equipes se encontraram em outros dois mata-matas, ambos pela Copa Conmebol. E o Galo levou a melhor nas duas ocasiões.
 
Em 1992, ano da conquista do primeiro título da competição, o Galo passou pelo Flu após derrota fora, por 2 a 1, e vitória no Mineirão, por 5 a 1. 
 
Já em 1993, o classificado só foi definido na disputa por pênaltis. No Mineirão, o Atlético venceu por 2 a 0, mesmo placar conquistado pelo Tricolor no Maracanã. Na disputa de pênaltis, o Galo avançou com triunfo por 4 a 2.
 
Neste ano, os dois times entraram na terceira fase da Copa do Brasil. O Atlético eliminou Remo e Bahia, enquanto o Fluminense passou por Bragantino e Criciúma. Quem se classificar do duelo vai enfrentar o vencedor de São Paulo e Fortaleza na semifinal.
 
O jogo de ida entre Atlético e Fluminense, no Maracanã, acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto. Já a partida de volta, no Mineirão, será realizada entre 31 de agosto e 2 de setembro.