O Galo poderá voltar com a hegemonia dos mandantes em finais únicas da Libertadores, caso vença a competição no próximo sábado (30), diante do Botafogo, em Buenos Aires. Em cinco edições, apenas o Boca Juniors não foi campeão. O time argentino foi derrotado por 2 a 1 pelo Fluminense, no Maracanã, no ano passado. 

Os mandantes são definidos de acordo com a classificação geral da primeira fase da competição. No primeiro ano, o Flamengo terminou à frente do River Plate e derrotou o time argentino por 2 a 1, no estádio Monumental de Lima, Lima, Peru. Em 2020, no primeiro confronto entre brasileiros, o Palmeiras conquistou o bicampeonato ao bater o Santos por 1 a 0, com gol de Breno Lopes, no Maracanã.

Na temporada seguinte, o tri do Palmeiras veio com um gol de Deyverson, atualmente no Galo, na prorrogação em partida contra o Flamengo, no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.  No tempo normal, o jogo terminou em 1 a 1, com gols de Raphael Veiga, no primeiro tempo, e Gabigol, na etapa final. 
Após o vice, o Flamengo voltou a disputar a decisão em 2022, desta vez, contra o Athletico-PR, no estádio Monumental de Guayaquil, em Guayaquil, Equador.Com gol de Gabigol, nos acréscimos do primeiro tempo, o time carioca ficou com a taça, a terceira continental.

Além de Flamengo e Palmeiras, São Paulo, Santos e Grêmio são os outros brasileiros tricampeões da Libertadores. 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

2º Geral em 2024
Dono da segunda melhor campanha geral deste ano, o Galo enfrentará o Botafogo que terminou com a 13ª melhor campanha ao classificar em segundo no Grupo D.
As equipes se enfrentarão no Monumental de Núñez às 17h deste sábado. Nos dois duelos que tiveram nesta temporada, pelo Brasileirão, o Fogão venceu uma (3 a 1) e a outra ficou empatada (0 a 0).