Fazendo sua primeira partida oficial na temporada com o time principal, o Atlético empatou com o América em 1 a 1 no Mineirão, na noite desta quarta-feira (29), pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro. Após sair perdendo, Bernard, que ainda não havia balançado as redes desde seu retorno ao Galo, empatou a partida na segunda etapa.

Em um jogo muito movimentado, foi o Atlético quem tomou as ações. Com quase 60% de posse de bola, o alvinegro levou mais perigo ao gol defendido por Jori. 

Mas foi o América quem saiu na frente no placar. Aos 30 minutos da primeira etapa, Elizari recuperou a bola no meio campo e tocou para Figueiredo. Natanael tentou afastar, mas a bola sobrou na entrada da área para Fabinho, que finalizou sem chances para Everson. 

O Galo seguiu pressionando e, na segunda etapa, Cuca colocou em campo Bernard, substituição que mudou o rumo da partida. 

Aos 25 minutos, aós lançamento de Palacios, o meia atleticano recebeu na área, driblou a marcação e balançou as redes. Mas o VAR viu um toque de mão do jogador do Atlético e anulou o gol.

O lance foi um prelúdio para o que aconteceria aos 38 minutos. Após cobrança de escanteio, Lyanco chutou e Jordi defendeu, e Bernard estava na pequena area para completar para o gol, colocando fim ao jejum de 28 jogos sem balançar as redes.

O empate ainda mantém o Atlético em situação delicada na tabela. O Galo é o lanterna do grupo A, com quatro pontos. Na chave, o Betim lidera com 8. 

Já o América perdeu a liderança para o Athletic no grupo B, que mais cedo nesta quarta-feira goleou o Vila Nova por 6 a 1.

Na próxima rodada, o Galo enfrenta o Villa Nova, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. Já o América pega o Betim no Independência, em Belo Horizonte.

O jogo
O Atlético começou a partida controlando as ações e tentando ser mais incisivo ao ataque. Bem postado defensivamente, o América não dava oportunidades ao time alvinegro. Até que, aos 14 minutos, em uma saída de bola errada do Coelho. Júnior Santos roubou a bola e tocou para Gabriel Menino. O meia cortou a marcação, mas foi travado na hora do chute. 

Logo no minuto seguinte, em sua primeira chegada ao ataque, Fabinho puxou contra-ataque pela esquerda, driblou a marcação, dentro da área, chutou para a defesa de Everson.

O jogo seguiu sob o controle do Galo e a grande chance aconteceu aos 25 minutos. Arana foi lançado na esquerda e cruzou, a bola passou por toda a área e chegou até Natanael. O lateral-direito fez novo cruzamento, a zaga do América afastou mal e a bola sobrou para Gabriel Menino que, de primeira, chutou para boa defesa de Jordi.

No minuto seguinte o Atlético teve mais uma oportunidade. Desta vez, Scarpa escapou pelo lado esquerdo, invadiu a área, mas finalizou por cima. O camisa de número 10 foi acionado novamente, aos 29 minutos. De fora da área, Scarpa chutou no canto e obrigou Jordi a fazer mais uma defesa. 

O gol do Coelho aconteceu aos 31 minutos. O Atlético saiu tocando errado e a bola sobrou para Elizari. O meia do América tentou tocar para Figueiredo, Natanael cortou, mas a bola ficou na entrada da área para Fabinho, que chegou chutando sem chances para Everson e abriu o placar. 

Após o gol, o Atlético diminuiu um pouco o ritmo e só foi levar perigo ao gol do América aos 46 minutos. Scarpa encontrou Hulk na entrada da área. O camisa sete girou e chutou no canto, a bola passou perto do gol.

O Atlético voltou pressionando o América na segunda etapa. Nos primeiros minutos, duas tentativas de fora da área assustaram a defesa do Coelho. Mas foi com Hulk, aos 12, que o Galo chegou mais perto do gol. O atacante alvinegro recebeu na entrada da área e, de direita chutou, para a defesa de Jordi.

Cuca fez logo três substituições, colocando Deyverson, Bernard e Palacios, e elas fizeram efeito logo no primeiro lance. O camisa 11 recebeu a bola pelo lado esquerdo, rolou para Arana que cruzou. Na segunda trave, a bola encontrou Natanael, que cabeceou e Jordi salvou o América.

O Atlético até chegou ao empate, com Bernard, aos 25 minutos. Após lançamento de Palacios, o meia atleticano recebeu na área, driblou a marcação e balançou as redes. Mas o VAR viu um toque de mão do jogador do Atlético e anulou o gol.

Precisando empatar o jogo, o Galo se lançou ao ataque e abriu espaços para o América. Em um deles, aos 31 minutos, Júlio recebeu dentro da área e chutou na trave de Everson.

O Galo seguiu pressionado. Aos 34 minutos, Hulk recebeu na entrada da área e chutou no canto. Jori salvou o Coelho.

Após tanto pressionar, o Atlético finalmente chegou ao empate aos 38 minutos. Lyanco recebeu a bola na área após cobrança de escanteio, chutou e Jordi defendeu. No rebote, Bernard completou para o gol vazio.

O Atlético ainda quase virou a partida. Aos 47, Palacios recebeu na esquerda, cortou a marcação e finalizou no cantinho. A bola saiu por pouco.

Ficha do jogo 
 
Atlético 1 x 1 América

Data e horário: quarta-feira, 29 de janeiro - 22h

Local: Mineirão, Belo Horizonte

Motivo: 4ª rodada do Campeonato Mineiro

Árbitro: Mu/rilo Francisco Misson Júnior
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Fernanda Nandrea Gomes Antunes
VAR: Marco Aurélio Fazekas

Gol: Fabinho (31'/1°T) e Bernard (38'/2°T)

Cartões amarelos: Mateus Henrique e David José(América) / Lyanco (Atlético)

Atlético: Everson; Natanael (Saravia), Lyanco, Alonso e Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Robert) e Rubens (Deyverson); Gustavo Scarpa (Palacios), Júnior Santos (Bernard) e Hulk

América: Jori; Mateus Henrique (Júlio César), Ricardo Silva, Lucão e Marlon (Pedro Barcelos); Cauan Barros (Yago Santos), Miqueias e Elizari (David José); Fabinho, Figueiredo (Adyson) e Jonathas