O Atlético da temporada 2022 perdeu sua principal aliada na campanha vitoriosa do último ano: a força em casa. Mas, como visitante, o Galo vem demonstrando bom desempenho no Campeonato Brasileiro. E essa é a aposta da equipe comandada pelo técnico Cuca para voltar a vencer na competição e seguir na perseguição ao G6 da Série A.


O Atlético volta a campo apenas no próximo sábado, contra o Avaí, às 16h30, na Ressacada, pela 27ª rodada. O Galo tem bons números longe de seus domínios no Brasileirão.
 
Em 39 pontos disputados fora de casa, o Alvinegro conquistou 21. São cinco vitórias, seis empates e apenas duas derrotas, com 15 gols marcados e 14 sofridos. O Galo é o segundo melhor visitante, atrás apenas do Palmeiras, líder da competição.


O Atlético vem caindo de rendimento no Campeonato Brasileiro. As últimas quatro vitórias conquistadas na competição foram como visitante (Juventude, Botafogo, Coritiba e Atlético-GO). Nos últimos nove jogos, foram apenas dois triunfos, com três empates e quatro derrotas.


Curiosamente, os quatro adversários vencidos recentemente estão na parte de baixo da classificação do Brasileirão (o melhor deles é o Botafogo, em 12°, cinco pontos acima da zona de rebaixamento). E o adversário deste sábado não faz boa campanha na temporada.


O Avaí é o 18° colocado no Campeonato Brasileiro, com 25 pontos. Destes, 19 foram conquistados dentro de casa. O time catarinense venceu cinco, empatou quatro e perdeu quatro em seus domínios.


Para o jogo deste sábado, o Avaí terá novo treinador. Eduardo Barroca foi demitido depois do empate em casa contra o Athletico-PR, no último sábado, por 1 a 1. O técnico estava no Avaí desde fevereiro, quando chegou para substituir Claudinei Oliveira.