São dois os principais motivos para o atraso: a indisponibilidade na agenda de artistas e times convidados e o fato de o Atlético não ter cumprido a tempo todas as exigências da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para conseguir as licenças necessárias para o funcionamento do estádio.
 
Pelo simbolismo, o clube optou por usar a data de 25 de março, mas para um número reduzido de convidados em um evento-teste com 4 ou 5 mil pessoas. A quantidade exata depende da liberação da prefeitura.
 
O evento-teste terá a presença de autoridades municipais e estaduais, imprensa, conselheiros do clube, donos de camarote, donos de cadeiras que compraram no primeiro lote e tinham direito ao primeiro evento, todos os que compraram o pacote ouro do BH Festival e tinham direito ao primeiro evento, os funcionários da Arena MRV e os patrocinadores.
 
"Os que compraram ingresso e se sentirem prejudicados pelo fato de a gente estar postergando a primeira data do BH Festival terão direito ao sexto evento ou à devolução do dinheiro", explicou o CEO do Atlético e da Arena MRV, Bruno Muzzi, em coletiva nesta sexta.
 
Atraso e próximos eventos
 
O atraso no licenciamento ficou ainda maior por conta das chuvas, que atrapalharam as obras viárias no entorno da Arena MRV - principal ponto de preocupação dos administradores do estádio.
 
Outro fator foi a incompatibilidade de agenda. Dentre as atrações dos eventos de inauguração estão um amistoso contra um time estrangeiro e um show internacional. O clube, porém, tem tido dificuldade para acertar contratos com os convidados.
 
"A questão da dificuldade da definição do artista internacional vem do pós-pandemia, com mais de dois anos de shows represados. Isso mudou toda a dinâmica das turnês internacionais, elevou preços, levou à exaustão alguns artistas, inclusive física", justificou Rogerio Dezembro, CEO da Live Park, empresa responsável pelo BH Festival.
 
Com o adiamento das cinco datas de inauguração, o Atlético decidiu suspender as vendas do evento. A retomada será depois do anúncio dos novos dias de cada celebração.
 
A capacidade de cada evento será submetida à PBH, que avaliará caso a caso as condições viárias.
 
Os eventos de inauguração da Arena MRV:
 
25/3 - Evento-teste com programação indefinida
Sem data definida - Arrepia BH (inauguração do sistema de iluminação com efeitos cênicos)
Sem data definida - Lendas do Galo (jogo-exibição com os ídolos do Galo e show do cantor Zeca Pagodinho)
Sem data definida - Inauguração oficial (amistoso do Atlético contra uma equipe internacional)
Sem data definida - Sacode BH (shows de artistas como Ivete Sangalo, César Menotti e Fabiano e o grupo Jota Quest, além de uma atração internacional)