A partir da sexta-feira (11), o América entrará em contagem regressiva para o fim da série B. Serão oitos jogos que poderão levá-lo de volta à série A, ou ver o sonho pelo caminho. Se repetir o desempenho do primeiro turno neste jogos, o Coelho amargará mais um ano na segundona. 
Dos 24 pontos disputados, o time do então técnico Cauan de Almeida somou apenas 9. Foram seis empates (Avaí, Sport, Amazonas, Ituano, Ceará e Brusque), uma vitória (Operário) e uma derrota (Goiás).

Caso some a mesma quantidade de pontos, o clube encerraria a competição com 56, o que, atualmente, daria menos de um por cento de chances de subir, segundo o departamento de matemática e estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Atualmente, o “número mágico” para subir seria 62. Ou seja, o Coelho precisaria vencer cinco confrontos. O primeiro embate será contra o Avaí, fora de casa. E é justamente longe da torcida que o time não conseguiu apresentar bons resultados. 

“Nosso desempenho fora tem sido um problema. Temos mais uma oportunidade de crescer na competição, conseguindo uma vitória diante um adversário direto na competição. É uma chance que temos e temos que aproveitar da melhor forma porque o campeonato já está chegando no seu final”, falou o meio-campista Moisés. 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Para aumentar o desafio alviverde, o Avaí é comandado por Enderson Moreira, campeão da série B com o América em 2017. “Sem dúvidas o Enderson conhece bem o clube, assim como muitos do clube o conhecem, inclusive eu. Sabemos a forma que gosta de jogar, como gosta de atacar e se defender. Vai ser um jogo bem estudado e o detalhe vai fazer a diferença”, falou Moisés. 
Na quinta-feira (10), Lisca encerrará os treinamentos que definirão os onze iniciais e a delegação que viajará para Santa Catarina. A tendência é que ele repita o time que venceu o Coritiba na última rodada.
Em caso de vitória o América poderá fechar a rodada com a mesma pontuação do Sport, terceiro colocado, e o Mirassol, quarto. Com 50 pontos cada os times enfrentarão o Novorizontino, líder, e o Santos, vice-lider, respectivamente.