Em jogo marcado por uma longa paralisação por falta de energia no estádio, o América avançou na Copa do Brasil ao eliminar, na noite desta terça-feira (28), o Tocantinópolis após empate 1 a 1, em Tocantins. Os gols da partida foram marcados por Wellington Paulista, de pênalt, e Chico Bala. 

Na segunda fase da competição, o Coelho terá pela frente o Santa Cruz, que se classificou ao empatar por 1 a 1 contra o Democrata-GV, no estádio Mamudão, em Governador Valadares, também nesta terça-feira (28). As datas dos confrontos da próxima fase da Copa do Brasil ainda não foram definidas pela CBF.

 De volta ao Mineiro

Após a classificação, o América agora volta suas atenções para a última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro. Já classificado para as semifinais, neste sábado (4), às 16h30, no Independência, o Coelho recebe o Tombense, que lidera o Grupo C, e ainda briga por uma vaga entre os 4 semifinalistas. 

Eliminado da Copa do Brasil, o Democrata-GV encara o Atlético, em Valadares, também lutando pelas semifinais do Mineiro. A Pantera soma 10 pontos com chance de terminar a fase de grupos na liderança do Grupo C ou a 2ª melhor campanha geral do Estadual. 

O jogo

Em Tocantinópolis, o América dominou o jogo e massacrou o time local, que ficou no prejuízo logo aos 9 minutos com o gol de pênalti convertido pelo atacante Wellington Paulista. Por pelo menos duas vezes, o Coelho ainda teve a chance de ampliar a vantagem na primeira etapa, mas parou em Anderson Testa, o goleirão do Tocantinópolis. 

Aos 23 minutos, o jogo parou e quase foi adiado por falta de energia no estádio Ribeirão. O árbitro Anderson Daronco pacientemente aguardou por mais de 1h até que a luz fosse restabelecida.

Quando a bola finalmente voltou a rolar, o América continuou amassando o Tocantinópolis, que só teve uma chance clara de gol no primeiro tempo, com o atacante Joel, que driblou o goleiro Cavichioli, mas isolou o chute. O América podia ter ido para o intervalo com 2 a 0. WP9 fez outro gol, anulado por impedimento.

Gol de empate

Na volta do intervalo, o América vacilou na marcação e o Tocantinópolis chegou ao empate logo aos 2 minutos. Após escanteio, a bola sobrou livre para o lateral Chico Bala, que bateu firme para deixar tudo igual no placar.

Com placar em 1 a 1 e empurrado pela torcida, o Tocantinópolis perdeu o medo de atacar, e fez um jogo de igual para igual contra o Coelho. No toma la, dá cá, o América segurou o resultado suficiente para seguir na Copa do Brasil.

Copa do Brasil - 1ª fase


Tocantinópolis 1 x 1 América


Tocantinópolis: Anderson Testa; Da Silva, Marcondi, Marcos Arthur e Chico Bala (Fernando Ceará); Xaves (Bideli), Tiago Bagagem, Hiltinho; Joel (William), Bilau e Andrezinho (Wellington Júnior). Técnico: Jairo Nascimento

América: Matheus Cavichioli; Arthur, Ricardo Silva, Danilo Avelar e Nicolas; Juninho, Lucas Kal (Éder) e Alê (Benítez); Felipe Azevedo (Dadá Belmonte), Aloísio (Matheusinho) e Wellington Paulista (Henrique Almeida). Técnico: Vagner Mancini

Gols: América: Wellington Paulista (9' 1ºT) Tocantinópolis: Chico Bala (2' 2ºT)

Cartões amarelos: Bilau, Tiago Bagagem, Xaves e Marcondi (T); Henrique Almeida e Éder (A)

Estádio: Ribeirão (Tocantinópolis-TO)

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa)

Público e renda: não divulgados