O América anunciou, nesta quarta-feira (7/12), a renovação de contrato com Juninho até dezembro de 2024. Capitão e ídolo do Coelho, o volante de 35 anos é o terceiro jogador com mais partidas na história do clube, mas pode chegar ao primeiro lugar ao fim deste período. 


O meio-campista tinha vínculo com o América até o fim de 2023, mas a diretoria se antecipou e garantiu a permanência do atleta por mais duas temporadas. A renovação ocorre após a boa temporada do camisa 8, que marcou cinco gols e deu oito assistências em 53 jogos.

"Estou muito feliz, e minha família também. Tenho certeza que muitos de vocês também estarão felizes com essa notícia. Agradeço a Deus por me permitir vivenciar tudo isso e tenho plena convicção que se não é Ele em minha vida nada disso estaria acontecendo. Toda minha gratidão ao América, a sua torcida, aos jogadores, comissão técnica e funcionários; a todos que contribuíram para que eu chegasse até aqui. Tenho a certeza de que o melhor para o América ainda está por vir”, celebrou o volante.
 
Diretor de futebol do clube, Fred Cascardo falou sobre a importância da extensão do vínculo com o capitão americano.


"É com muito prazer que a gente comunica a renovação do nosso capitão. Juninho está de contrato renovado até 2024, dando prosseguimento ao nosso planejamento de formar, cada dia mais, uma equipe ainda mais forte. O Juninho é fundamental para este projeto, assim como todos os atletas que estarão conosco na próxima temporada. Que possamos, juntos, seguir dando alegrias à Nação Americana", declarou. 
 
Segundo Jorge Nicola, colunista do Superesportes, Juninho já tem um convite da diretoria do clube para se tornar um executivo de futebol quando encerrar a carreira.

Os atuais dirigentes têm total confiança no meio-campista, que é um porta-voz e um líder do elenco. Nos próximos anos, Juninho será preparado para ocupar um cargo de destaque no clube, sem ou com a SAF. 

Trajetória de Juninho
 
O volante está no América desde 2016 e fez partes de grandes campanhas, como o título da Série B, em 2017 e a ida à semifinal da Copa do Brasil, em 2020.
 
Em 2021, ajudou o time a se classificar para a Copa Libertadores pela primeira vez na história ao terminar em oitavo lugar na Série A. Titular absoluto com o técnico Vagner Mancini, ele deverá formar o meio-campo com Alê e Emmanuel Martínez na próxima temporada.

Ao todo, são 327 partidas e 23 gols. Ele está a 45 jogos do ex-goleiro Milagres, que entrou em campo 372 vezes pelo Coelho e lidera o ranking de jogadores com mais jogos na história do clube.  












Mercado do América
 
Além de Juninho, o América renovou os contratos dos atacantes Felipe Azevedo, Henrique Almeida e Wellington Paulista até dezembro de 2023. O clube também acertou a permanência de Benítez junto ao Independiente-ARG.
 
Agora, a diretoria negocia a continuidade do zagueiro Germán Conti, do Benfica, do lateral-esquerdo Danilo Avelar, e do atacante Everaldo, do Corinthians. As contratações anunciadas até o momento são o lateral-direito Nino Paraíba e o lateral-esquerdo Nicolas.