Minas possui a maior média de pontuação por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelo terceiro ano consecutivo. O Estado também lidera a lista de colégios com as melhores médias de redação. Para a edição de 2023, Minas tem 358 mil inscritos para o exame, que começa neste domingo (5).

As informações são do estudo "Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem”, realizado pela edtech AIO Educação, com recortes que os pesquisadores fizeram com dados de desempenho colhidos do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O detalhamento foi divulgado em primeira mão pelo jornal O Globo. No site da plataforma, é possível consultar os dados do Enem por escola, partindo do nome da instituição de ensino ou código Inep.

Outro levantamento revela que, no ranking de municípios com melhores notas no exame nacional, Minas tem sete entre os dez primeiros colocados. Eles são Viçosa, Ipatinga, Nova Lima, Belo Horizonte, Barbacena, Itaúna e Juiz de Fora. Já entre os 20 melhores desempenhos, são 14 cidades mineiras bem posicionadas. Além das sete já citadas, entram também Pouso Alegre, Sete Lagoas, São João del-Rei, Divinópolis, Poços de Caldas, Itajubá e Ubá). O estudo foi ressaltado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), a partir dos indicadores de nota média entre todas as cinco provas no Enem dos alunos formandos do ensino médio.

A fonte dos indicadores mencionados pelo CLP é o Ranking de Competitividade dos Municípios (Inep 2022), que considera os 410 maiores municípios do país - aqueles com mais de 80 mil habitantes.

“Esse resultado mostra o trabalho conjunto de estudantes, professores e gestores escolares de todas as redes. Temos que reconhecer o esforço de toda a comunidade escolar, da direção aos Auxiliares de Serviços de Educação Básica (ASBs), que colaboram diariamente para o avanço da educação mineira.”, afirma o secretário de Estado de Educação (SEE), Igor de Alvarenga.

*Com informações da Agência Minas