ATENÇÃO

Com a proximidade do Dia das Mães, crescem os riscos e possibilidades dos consumidores caírem em golpes na hora de realizar as compras na internet. Um estudo recente feito pelo Banco Itaú e a OLX indicou que, em 2022, os brasileiros perderam quase R$ 550 milhões devido a golpes online.

Golpes já conhecidos como sites plagiados, cartões de crédito clonados e promoções fora do padrão são apenas algumas das artimanhas utilizadas pelos criminosos nesse período. 

Para o advogado Tiago Rocha, especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, os golpes são mais comuns nas datas comerciais, já que os acessos e procura por lojas na internet aumentam. “O aumento do acesso online nesses períodos comemorativos traz também o risco de golpes e fraudes”, disse. 

Para se proteger, o advogado recomenda sempre que o consumidor fique atento aos sites que são acessados e, também, as promoções que são ofertadas na internet. “O desconfiômetro é sempre a primeira dica, principalmente quando vemos preços suspeitos. Desconfie sempre se estiver muito alto, se for bom demais para ser verdade, quando, no caso, pode ser um golpe”, explicou Tiago.

“Verifique a url do site que está acessando, para garantir que não há erros ortográficos ou alterações suspeitas. Existem inúmeros sites falsos com endereço e design semelhantes aos de lojas semelhantes para enganar os consumidores”, completou.

Outra dica é também estar atento ao método de pagamento utilizado e sempre optar por opções mais seguras, como o cartão de crédito virtual, que pode ser gerado pelo próprio aplicativo do banco.

E para as pessoas que suspeitam de algum site ou que tenham caído em um golpe, Tiago recomenda que procurem a Polícia e registrem um boletim de ocorrência. “Caso seja vítima de algum golpe ou perceba atividade suspeita na sua conta, é fundamental registrar um boletim de ocorrência e entrar em contato com seu banco. Compras online sem segurança é como passear na rua com a carteira aberta, esteja sempre em alerta”, contou.

Compras presenciais

E quem optou por realizar as compras presencialmente? O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) divulgou algumas dicas para quem não vai comprar pela internet.

De acordo com o órgão, artigos de vestuário e calçados são os itens que lideram a lista de presentes nesta época. Como nem sempre os filhos acertam no modelo, no tamanho ou na cor, a semana seguinte ao Dia das Mães é marcada pelo grande movimento nas lojas para se efetuarem trocas. 

Veja algumas dicas do Procon:

verifique, no ato da compra, se o produto não apresenta vício/defeito

as lojas não são obrigadas a trocar artigos que tenham sido vendidos em perfeito estado, mas costumam ter uma política própria de trocas, para o caso de a presenteada vestir/usar um número diferente ou não ter gostado da cor ou do modelo

antes de comprar, conheça a política de trocas do estabelecimento as condições da loja para a troca de produtos devem estar afixadas em local visível no estabelecimento ou descritas na nota de compra

para efetuar uma troca, quase todas as lojas exigem a nota fiscal e a etiqueta no produto que será trocado

já para as compras feitas fora do estabelecimento comercial, como as realizadas via internet ou pelo telefone, por exemplo, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o comprador tem o direito de desistir do negócio dentro de sete dias contados da data de recebimento do produto, sem a necessidade de explicar o motivo.

O fornecedor deve informar, sempre de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor