array(31) {
["id"]=>
int(180689)
["title"]=>
string(89) "Gasmig escolhe Geomit para liderar projeto bilionário de biometano no Triângulo Mineiro"
["content"]=>
string(3524) "A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) deu um passo decisivo para expandir a sua matriz de combustíveis sustentáveis no estado. Após concluir a sua maior chamada pública de gás renovável, a empresa selecionou a Geomit para conduzir um projeto histórico. A iniciativa contará com um investimento expressivo de R$ 1 bilhão e prevê a implantação de uma infraestrutura robusta na região nos próximos anos.
Em primeiro lugar, o fornecimento do biocombustível acontecerá a partir da Usina Vale do Tijuco, que é operada pela Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) e fica sediada no município de Uberaba. O acordo comercial inicial terá uma duração de dez anos. Além disso, o projeto pretende acelerar de forma significativa a transição para fontes limpas, reduzindo consideravelmente as emissões de carbono em solo mineiro.
Projeto terá gasoduto virtual antes das obras físicas de 2028
No entanto, as obras de engenharia para a implantação dos 400 quilômetros de dutos físicos devem começar apenas em 2028. Para atender as demandas industriais sem atrasos, a distribuidora implantará temporariamente um modelo de “gasoduto virtual”. Nessa logística inovadora, carretas especiais transportam o gás altamente comprimido diretamente das fontes produtoras até os polos de consumo.
Portanto, essa operação provisória garantirá o abastecimento imediato para grandes centros. De acordo com a diretoria da Gasmig, a chegada dessa alternativa sustentável reforça a competitividade regional e age como um ímã para atrair novas indústrias e gerar empregos.
Integração com as metas federais de descarbonização
Além do impacto direto na economia do Triângulo, a operação atende integralmente às exigências da Lei do Combustível do Futuro. Essa diretriz federal impõe um calendário de metas graduais para a mistura de gás renovável na rede convencional de distribuição até 2034.
Por fim, as partes assinarão o contrato oficial na última semana de junho de 2026. A Geomit — que nasceu da união entre a Mitsui Gás e Energia do Brasil e a Geo bio gas&carbon — assumirá formalmente os trabalhos de logística e a estruturação da malha de abastecimento.
"
["author"]=>
string(37) "Sirley de Araújo/ regionalzao.com.br"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(638284)
["filename"]=>
string(19) "gasmigtubulacao.png"
["size"]=>
string(6) "872937"
["mime_type"]=>
string(9) "image/png"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(0) ""
}
["image_caption"]=>
string(18) "Foto: Divulgação"
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(182) "Projeto bilionário levará 400 km de dutos à região a partir de 2028 e usará caminhões para suprir indústrias de forma imediata
"
["author_slug"]=>
string(35) "sirley-de-araujo-regionalzao-com-br"
["views"]=>
int(77)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(true)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(87) "gasmig-escolhe-geomit-para-liderar-projeto-bilionario-de-biometano-no-triangulo-mineiro"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(440)
["name"]=>
string(8) "Economia"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(8) "economia"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(440)
["name"]=>
string(8) "Economia"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(8) "economia"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2026-06-23 15:58:38.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2026-06-23 15:58:38.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2026-06-23T15:50:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(20) "/gasmigtubulacao.png"
}
A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) deu um passo decisivo para expandir a sua matriz de combustíveis sustentáveis no estado. Após concluir a sua maior chamada pública de gás renovável, a empresa selecionou a Geomit para conduzir um projeto histórico. A iniciativa contará com um investimento expressivo de R$ 1 bilhão e prevê a implantação de uma infraestrutura robusta na região nos próximos anos.
Em primeiro lugar, o fornecimento do biocombustível acontecerá a partir da Usina Vale do Tijuco, que é operada pela Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) e fica sediada no município de Uberaba. O acordo comercial inicial terá uma duração de dez anos. Além disso, o projeto pretende acelerar de forma significativa a transição para fontes limpas, reduzindo consideravelmente as emissões de carbono em solo mineiro.
Projeto terá gasoduto virtual antes das obras físicas de 2028
No entanto, as obras de engenharia para a implantação dos 400 quilômetros de dutos físicos devem começar apenas em 2028. Para atender as demandas industriais sem atrasos, a distribuidora implantará temporariamente um modelo de “gasoduto virtual”. Nessa logística inovadora, carretas especiais transportam o gás altamente comprimido diretamente das fontes produtoras até os polos de consumo.
Portanto, essa operação provisória garantirá o abastecimento imediato para grandes centros. De acordo com a diretoria da Gasmig, a chegada dessa alternativa sustentável reforça a competitividade regional e age como um ímã para atrair novas indústrias e gerar empregos.
Integração com as metas federais de descarbonização
Além do impacto direto na economia do Triângulo, a operação atende integralmente às exigências da Lei do Combustível do Futuro. Essa diretriz federal impõe um calendário de metas graduais para a mistura de gás renovável na rede convencional de distribuição até 2034.
Por fim, as partes assinarão o contrato oficial na última semana de junho de 2026. A Geomit — que nasceu da união entre a Mitsui Gás e Energia do Brasil e a Geo bio gas&carbon — assumirá formalmente os trabalhos de logística e a estruturação da malha de abastecimento.