O Programa Ibermuseus, com o apoio da Unesco, lança uma discussão ibero-americana com profissionais e instituições do setor sobre estratégias de enfrentamento dos impactos da pandemia de coronavírus causados aos museus, seus profissionais e todo o segmento. O ciclo de webinários é parte das ações que o Ibermuseus realiza em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) que, neste ano, tem como tema "Museus pela igualdade: diversidade e inclusão".

O Ibermuseus é o principal programa de cooperação para os museus da Ibero-América (países ou territórios onde o português e o espanhol são as línguas predominantes) e tem o objetivo de promover o fortalecimento das mais de nove mil instituições que fazem parte do grupo. Desde 2007, trabalha para fortalecer os museus por meio da valorização do patrimônio museológico; da qualificação e mobilidade dos profissionais dessas instituições; da produção, circulação e troca de conhecimento; e pela articulação e criação de redes para a promoção de políticas públicas para o setor.

A série de webinários, de acordo com o Ibermuseus, é para que funcionários de museus encontrem apoio na implementação de novos modelos de gestão em uma perspectiva de reabertura gradual das instituições. As palestras online têm o objetivo de promover reflexões entre profissionais de diferentes áreas com os seguintes objetivos: refletir sobre a inovação no setor de museus em resposta à crise e às perspectivas de futuro; apresentar e debater algumas estratégias para manter vínculos com o público em termos de divulgação, comunicação e acessibilidade; abordar o papel que muitos museus têm assumido para apoiar sua comunidade nesse contexto de emergência sanitária e refletir sobre o conceito de reabertura e suas implicações em todos os níveis da gestão institucional, bem como a necessidade de repensar seu papel na nova dinâmica social. 

PROGRAMAÇÃO (horário de Brasília)
15 de maio, 11h: Museus em tempos de pandemia – inovação e perspectivas.
18 de junho, 11h: O museu e seus públicos em tempos de crise – difusão, comunicação, acessibilidade, inclusão e igualdade.
16 de julho, 11h: Museus e território – reafirmação do papel social em tempos de pandemia. 

O webinário será transmitido ao vivo no canal do programa Ibermuseus no YouTube.

DESTAQUE - O Brasil ocupou as três primeiras colocações em ranking das exposições mais visitadas em 2019. A lista anual publicada pela revista britânica The Art Newspaper traz os números de público de instituições culturais e de exposições temporárias realizadas em vários países do mundo. A publicação faz também rankings por categorias, e o Brasil figurou, ainda, entre as TOP 10 nos grupos Temática, Fotografia e Contemporânea. Além disso, entre os 100 museus de arte com maior púbico, o país aparece três vezes

Liderando o ranking das 20 exposições com maior público, a exposição DreamWorks ocupa o 1º lugar, com um público de 663.265 visitantes, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-RJ) entre 6 de fevereiro e 15 de abril de 2019. A mesma mostra ficou em também em 2º lugar, com 605.674 visitantes, no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH), entre 15 de maio e 29 de julho de 2019. Em 3º lugar, com 598.818 visitantes, ficou a exposição Ai Weiwei – Raiz, realizada no CCBB-RJ entre 21 de agosto e 4 de novembro de 2019.

REGIONAL - Em Pernambuco, o Museu do Homem do Nordeste e o Engenho Massangana vão realizar uma programação online gratuita com oficinas, vídeo debate, mediação temática, indicação de filmes, palestra, recitais de poesias, contação de histórias e o espaço “Com a Palavra a Arte Popular”. Acompanhe, entre 18 e 24 de maio, no canal do YouTube da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e nas redes sociais da fundação. Confira a programação aqui:https://www.fundaj.gov.br/index.php/area-de-imprensa/12000-acoes-educativas-do-muhne-e-engenho-massangana-na-18-semana-nacional-de-museus