Conhecido como um país de milhares de receptadores de veículos roubados em estados fronteiriços como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a Bolívia assiste a um descalabro. O senador boliviano Omar Aguilar acaba de apresentar no Parlamento uma proposta de lei para legalizar os carros sem identificação que circulam no país. São chamados de “autos chutos”. A desculpa é “necessidade social” e maior “arrecadação” para o governo boliviano. Mas a Polícia Nacional de lá e as polícias dos estados brasileiros sabem que o termo é “esquentar placa” de carro roubado – muitos deles são provenientes do Centro-Oeste brasileiro, apontam policiais.
No Mato Grosso
Levantamento da Coluna junto a secretarias de Segurança mostra altos números de roubo. No Mato Grosso do Sul, foram 449 veículos (carros e motos) roubados neste ano, até outubro. Em todo o ano passado, o número fechou em 639.
DF lidera
De janeiro a outubro deste ano, o Distrito Federal registrou 2.891 roubos, frente a 3.413 registros em igual período do ano passado. Houve redução de 15,3%.
No MT
No Mato Grosso, de janeiro a outubro, houve 1.575 roubos. No mesmo período do ano passado, o estado contabilizou 1.892 roubos. Goiás faz auditoria nos seus dados.
Camburão na pista
A Polícia Federal vai retomar cerca de 100 inquéritos sobre lavagem de dinheiro, corrupção e crime de ‘colarinho branco’ que estavam parados com a decisão liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, de bloquear repasses de informações do Coaf para investigações do MP e Polícia. Agora que a Corte, por unanimidade, liberou os relatórios, o giroflex será religado.
Ocultados
O portal do Banco Nacional de Mandados de Prisão, atualizado pelo Conselho Nacional de Justiça, está mais detalhado para a busca. Mas desde o governo anterior não divulga mais o total de mandados de prisão em aberto. E são centenas de milhares.
Embaixador
A pequena cidade de Corrente, no Piauí, ganhou apoiador de peso para demandas em Brasília. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, tornou-se um embaixador informal do município e abre portas. Boa parte de seus familiares reside lá.
Itamaraty de olho
O Brasil – e o presidente Jair Bolsonaro – serão novo alvo de ataques, pelo menos nos bastidores, na COP25, em Madri, de segunda-feira até dia 13 de dezembro.
Instituto do general
Merecidamente, pelo seu currículo e exemplo cidadão, o general Villas Bôas – ex-comandante do Exército –, hoje enfermo, ganhará um instituto com seu nome, “com a missão de melhorar a vida das pessoas”, informam as redes sociais. Lançamento será com eventos na quarta e quinta-feira.
SP segura
O Comando de Policiamento Metropolitano de São Paulo ostenta hoje 6,20 ocorrências a cada 100 mil habitantes no estado. É o menor índice da série histórica, desde 2001. Acredite, proporcionalmente, São Paulo tem menos mortes violentas que Miami (11,57), Washington (16,15) e Chicago (24,07).
Jazz & Poder
Point dos ministros do Judiciário e das bancas mais milionárias de Brasília, o Balcony Bar foi vendido pelo renomado gourmet José Luiz Paixão a um empresário paulistano. A festa de posse da nova mesa da presidência do STJ será no bar, no fim deste ano.
Esplanadeira
# O Ministério da Mulher, através da Secretaria Nacional da Pessoa Idosa, realiza na segunda-feira, em Aracaju, a palestra “Aborto, o que não se fala sobre o tema.
# O Banco da Providência, que atua em comunidades com os mais baixos IDHs do Rio de Janeiro, realiza, de 4 a 8 de dezembro, a 59ª edição da Feira da Providência no Riocentro.
# Nuno Rocha dos Santos de Almeida e Vasconcellos, representante dos acionistas do grupo de mídia iG, O Dia e Meia Hora, foi homenageado com a moeda comemorativa do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), de São Paulo.