Viajar para o Pantanal é viajar para um mundo á parte dentro do nosso próprio país.  Donos de um estilo de vida passado por gerações, o homem pantaneiro traz dentro do peito amor pela terra e respeito pela sabedoria da natureza. Vivendo na vastidão dos campos de pastagem alagadiços, as horas são marcadas não pelos relógios, mas pelo tempo do tempo, e é através das cheias que se marcam as estações nessa região em que o calor é constante.

pantanal-flavio-andremtur.jpg

                                       Foto por Flávio André/ MTur


Quem conhece o povo pantaneiro se emociona ao ver como é possível haver uma conexão perfeita entre homem e natureza. O acolhimento é um dos pontos fortes, onde o visitante é acolhido de forma única, e a quem são transmitidas tantas sabedorias através de experiências que só podem ser vivenciadas nas terras pantaneiras.

Cavalgar numa região que parece não se definir entre terra e água, faz com que a gente se sinta um pouco desses cavaleiros que tocam as grandes boiadas, atravessando rios sob o som do berrante, acompanhado pelas comitivas, que garantem a boa comida. Essa é uma experiência possível, com duração  média de duas horas, oferecida na maioria dos hotéis.

 

crocrodilo.jpg

                                            Foto por Eliria Buso

 

Ficar cara a cara com vários jacarés e tuiuiús, que parecem animais pré históricos, ou avistar a onça pintada, de uma beleza estonteante, na beira do rio descansando ou tomando água, são outras experiências possíveis, além da pescaria de piranha, safári fotográfico, passeio de barco e para os mais radicais um acampamento de pernoite no meio do nada no pantanal.

Se resolver conhecer esse destino, prepare-se para acordar cedo, porque o cantar dos pássaros ao alvorecer e a gritaria dos macacos são despertadores naturais e encantadores. Revoadas de araras vermelhas, azuis, pequenos pássaros multicoloridos, tucanos, mergulhões, entre outros, estarão presentes no seu dia.

 

avenogalho.jpg

                                             Foto por Eliria Buso

 

Onde ficar no Pantanal


É possível hospedar-se em uma típica fazenda pantaneira, com criação de gado e sentir o que é morar no pantanal. A Fazenda São Francisco, em Miranda, é uma delas.

 

casanagua.jpg

                                                     Foto por Divulgação


O Pantanal Jungle Lodge é um hotel á beira do rio, todo construído em madeira sob palafitas, cheio de charme e que oferece a opção de pratos veganos nas refeições, ou o Lontra Pantanal Hotel, também à beira do rio, é uma ótima opção para grupos ou famílias maiores; ambos localizados na divisa de Miranda com Corumbá, ao lado da estrada parque.

Mais informações: pantanaljunglelodge.com.br