GRUPO ESPECIAL

Com o enredo intitulado “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”, a escola de samba Imperatriz Leopoldinense se tornou a grande campeã dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval 2023 do Rio de Janeiro. A apuração foi realizada na tarde desta quarta-feira (22) na Marquês de Sapucaí, na capital carioca.

A Imperatriz ficou em primeiro com 269,9 pontos, com Unidos do Viradouro em segundo, com 269,7 pontos, e Unidos de Vila Isabel em terceiro, com 269,3. A escola de samba do bairro de Ramos contou a história do cangaceiro Lampião (Virgulino Ferreira), mas não do ponto de vista biográfico, e sim por meio da literatura de cordel, lançando uma luz sobre o destino do líder do movimento cangaço após a sua morte.

O responsável por levar esse enredo para a avenida foi o carnavalesco Leandro Vieira. Ele mostrou o que aconteceu após a morte de Lampião, com a ida do cangaceiro ao inferno, onde não conseguiu abrigo; a ida ao céu, onde também não é recebido; e, por fim, seu retorno à terra, onde passa a ocupar um lugar no imaginário dos brasileiros, especialmente entre os nordestinos.

A Imperatriz Leopoldinense foi criada em 1959, possui nove títulos do Grupo Especial do Rio, e é comandada pelo diretor executivo João Felippe Drummond e pela presidente Cátia Drumond.

A Império Serrano foi rebaixada para a Série Ouro (antigo Grupo de Acesso) ao ficar em 12º lugar com 265.6 pontos.