A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), enviou nesta segunda-feira (6) uma notificação à empresa Enel em consequência da falha na distribuição de energia por conta de temporais nos últimos três dias na Grande São Paulo. Mais de 2,1 milhões de imóveis atendidos pela Enel ficaram sem energia na região metropolitana, onde a empresa italiana presta serviço para cerca de 18 milhões de pessoas em 24 cidades. Cerca de 500 mil pessoas continuam sem luz. 

O secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, afirmou ser "inaceitável" a situação. "Milhões de pessoas ficaram em uma situação absolutamente inaceitável com o apagão que aconteceu na cidade de São Paulo e em 23 municípios da região metropolitana. Pessoas tiveram prejuízos materiais, houve mortes, risco à segurança, risco à saúde. A empresa tem muitas reclamações aqui na Senacon e nos Procons e ela será obrigada a ressarcir todos os prejuízos que os consumidores tiveram. Aparelhos eletrodomésticos, aparelhos de refrigeração, todos esses prejuízos devem ser ressarcidos".

"Notificamos a empresa. Ela vai ter que prestar esclarecimentos sobre o que aconteceu", afirmou. "Não podemos aceitar que um serviço público seja oferecido dessa maneira à população. As medidas têm que ser preventivas, os serviços de meteorologia avisam há anos que essas catástrofes vão se ampliar", acrescentou.