ALÍVIO

Um dos integrantes da caravana de evangélicos mineiros que estava em Israel desembarcou no Brasil, em voo da FAB, na manhã desta quarta-feira (11). Valdir Alves Reis, de Ipatinga, no Vale do Aço, relatou os momentos assustadores que viveu no Oriente Médio. Ele disse estar aliviado em voltar para casa.  

Desde sábado (7), ataques do grupo palestino Hamas deixaram centenas de mortos - entre eles, pelo menos dois brasileiros.

Valdir fazia parte de um grupo de 62 pessoas, e disse ter passado um dia inteiro viajando em meio aos ataques, até chegar a Jerusalém. 

“Foi assustador, foi pânico. Estávamos em uma região que poderia ser a próxima a ser atacada e foi muito tenso. Mas desde quando recebemos a notícia da FAB, tivemos um alívio no coração. O que eu quero reforçar aqui não é a guerra, é uma benção do senhor na nossa nação e a forma que fomos resgatados pela FAB”, afirmou.

Ele contou que vai para Israel todos os anos para visitar a filha, que mora no país. Valdir relatou já ter passado por uma situação de conflito. “Foi mais simples, conseguimos sair pela Jordânia. Não foi a primeira vez, mas espero que seja a última”, disse.

No total, serão cinco voos até domingo (15) na chamada Operação Voltando em Paz, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Neste primeiro momento, a estimativa é retirar 900 brasileiros que estão em Israel e na Palestina.

O Itamaraty já colheu os dados de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar a região e voltar ao Brasil. A maioria é turistas que estavam hospedados em Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deflagrou um ataque contra o território israelense. Seguiu-se, então, forte reação militar de Israel, que passou a bombardear a Faixa de Gaza.

 Com informações da Agência Brasil

hojeemdia.com.br