CATÁSTROFE

 O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) pediu para o Exército assumir a entrega de doações às vítimas da enchente em Eldorado do Sul (RS), após uma operação deflagrada no sábado (25) apontar desvios dos donativos por integrantes da Defesa Civil municipal.

Três integrantes da Defesa Civil do município, sendo dois deles pré-candidatos nas eleições municipais deste ano, foram alvo da ação. Os donativos desviados seriam usados para fins eleitorais, segundo a investigação. 

O MPRS não divulgou os nomes dos acusados. Eles foram afastados temporariamente da Defesa Civil. Vão responder por apropriação indébita, peculato e associação criminosa durante estado de calamidade pública. 

A operação foi desencadeada pelo MPRS, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão.

Os mandados foram cumpridos nas casas dos suspeitos, na prefeitura de Eldorado do Sul e em um depósito da cidade que foi completamente inundado. Foram apreendidos celulares, documentos, dinheiros e outros itens.

Eldorado, que fica na região metropolitana de Porto Alegre, foi uma das mais afetadas pelas enchentes que atingem o Estado desde o fim de abril. Cerca de 32 mil dos 39,5 mil habitantes tiveram que sair de casa às pressas, e 100% da área urbana da cidade foi atingida pela água.

Número de mortes nas enchentes sobe para 169

Veja os números mais recentes da catástrofe, divulgados pela Defesa Civil na manhã deste domingo (26):

Mortos: 169
Feridos: 806
Desaparecidos: 56
Pessoas em abrigos: 55.791
Pessoas desalojadas: 581.643
Pessoas resgatadas: 82.666
Animais resgatados: 12.358
Municípios afetados: 469 (de 497)

Mais duas mortes por leptospirose confirmadas e total chega a 4

Na sexta-feira (24), a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou mais duas mortes por leptospirose relacionadas às enchentes registradas. As vítimas são dois homens, de 56 e 50 anos, moradores de Cachoeirinha e Porto Alegre.

Em nota, a secretaria informou que a confirmação se deu após resultado positivo de amostras analisadas pelo Laboratório Central (Lacen). O óbito do residente de Cachoeirinha ocorreu em 19 de maio. Já a morte do morador da capital ocorreu em 18 de maio.

Outras duas mortes registradas anteriormente e relacionadas ao período de enchentes aconteceram em Venâncio Aires e Travesseiro. Há ainda quatro mortes em investigação para a doença em Encantado, Sapucaia, Viamão e Tramandaí.