HERÓI

Silas Vasconcelos, de 14 anos, salvou a vida do primo Igor na última quinta-feira (7/8). Os dois moram em Fortaleza (CE) e estavam conversando. Foi quando Igor, de 13 anos, se engasgou enquanto tomava uma mistura de leite com achocolatado e flocos crocantes. O primo fez uma manobra de Heimlich, técnica de tração abdominal para desobstruir as vias aéreas, e conseguiu resolver a situação. 

Engasgo: o que fazer em caso de emergência?

O episódio aconteceu no apartamento em que Silas mora com a mãe, que é tia de Igor. A família estava hospedada lá para participar de um evento sobre educação. Câmeras de segurança instaladas na cozinha registraram todo o salvamento.

Segundo a mãe de Igor, a empresária Lione Vasconcelos, os dois conversavam e riam quando o engasgo começou. Inicialmente, Silas pensou que o primo estivesse brincando, mas, ao perceber a gravidade, decidiu agir.

A mãe de Silas, que também estava no apartamento, orientou o filho a chamar um vizinho, que é médico. No entanto, no caminho até a porta, o adolescente mudou de ideia. “O Silas disse que, quando saiu na porta pra poder pedir ajuda, ele pensou... E eu tenho certeza que foi o Espírito Santo mesmo que agiu. Ele pensou: ‘se eu pedir ajuda, como a minha mãe não está sabendo socorrer, o Igor vai estar morto quando eu voltar’. Então ele já retornou na hora e fez a manobra. E foi isso que salvou o Igor”, contou Lione ao G1.

A técnica fez com que Igor expelisse parte do líquido e voltasse a respirar com mais facilidade.Após o susto, Igor foi levado a um hospital particular, onde recebeu medicação para aliviar dores na garganta e no peito. Ele não sofreu outras sequelas.

Silas aprendeu a fazer a manobra com o irmão mais velho, que havia mostrado vídeos sobre primeiros socorros na internet. “Eles já tinham conversado sobre como agir nessas situações, e o Silas conseguiu colocar em prática na hora certa”, explicou Lione.

Para a família, além do conhecimento técnico, o vínculo entre os primos foi decisivo para o desfecho positivo. “Foi muito rápido. Em segundos, tudo poderia ter acabado de outra forma. Hoje, agradeço a Deus e à coragem do Silas”, disse a mãe emocionada.

Como fazer a manobra de Heimlich?

Pessoa acordada (consciente)

Posicione-se atrás da vítima, envolvendo-a com os braços

Feche uma das mãos com o polegar para baixo e posicione-a entre o umbigo e a caixa torácica

Coloque a outra mão firmemente sobre o punho fechado

Puxe com força e rapidez — para dentro e para cima — como se desenhasse um “C” ou vírgula com o punho

Repita até que a respiração normalize ou até a pessoa perder a consciência.

Pessoa inconsciente (desmaiada)

Se a pessoa ficar inconsciente, não tente continuar com a manobra. Chame imediatamente o serviço médico e inicie a massagem cardíaca (RCP). A pressão dessas compressões pode ajudar a expulsar o objeto e manter a circulação sanguínea.

Fazer a manobra em si mesmo

Feche o punho da mão dominante e coloque-o entre o umbigo e a caixa torácica

Segure firmemente com a outra mão

Apoie essa região contra um objeto firme (como o encosto de uma cadeira ou uma mesa)

Empurre com força e rapidez, para dentro e para cima — no formato de “C” ou vírgula

Repita quantas vezes forem necessárias, até desobstruir.

Em bebês

Deite a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco

Observe se existe algum objeto na boca que possa ser removido facilmente

Se não, incline o bebê, com o tronco mais baixo que as pernas

Dê cinco palmadas com a base da mão nas costas

Se não for suficiente, vire a criança de frente, ainda sobre o braço, faça cinco compressões com os dedos indicador e médio sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos

A manobra deve ser repetida até que o bebê melhore ou fique inconsciente.