array(31) {
["id"]=>
int(156602)
["title"]=>
string(74) "Setor prevê alta de mais de 36% nas vendas de viagens para alta temporada"
["content"]=>
string(5280) "VERÃO
O primeiro dia do verão chegou trazendo expectativas positivas para o turismo brasileiro! Segundo o Boletim Braztoa 2023 - 2º Semestre, o volume de vendas das operadoras do setor na alta temporada deve registrar uma alta de 36,84%. As empresas ainda apontam que, no Natal, os números podem ser 18,24% maiores, e no Réveillon, 20,83% acima do ano passado.
Segundo o levantamento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, 36,84% das empresas do ramo apresentam faturamento 36,84% acima do programado, 47,37% dentro do planejado, 10,53% muito acima das expectativas e apenas 5,26% abaixo do previsto. A comercialização de roteiros completos, compostos por transporte aéreo, hospedagem e serviços e passeios locais, lideram em todos os períodos.
“Esse ano trabalhamos para ajudar a estruturar o setor, com investimentos em promoção de destinos, infraestrutura e oferta de crédito. Encerramos o ano muito melhores, mais robustos e com muitas possibilidades de crescimento. Caminhamos para colocar o Turismo no patamar da sua capacidade de gerar emprego e renda”, comemora o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Os destinos nacionais mais procurados para o Natal são: Gramado (RS), em primeiro lugar; Maceió (AL), em segundo, e Porto de Galinhas (PE), na terceira colocação. Quando falamos de Réveillon, o topo fica com o Rio de Janeiro (RJ), seguido de Salvador (BA), Foz do Iguaçu (PR) e Fortaleza (CE), na segunda, terceira e quarta posições, respectivamente.
Já para as férias de verão 2023/24, o levantamento traz um mix de destinos que ocuparam o mesmo patamar em buscas, com a presença de Bonito (MS), Fortaleza, Maceió, Porto de Galinhas, Rio de Janeiro e Salvador.
SOBRE A PESQUISA - O levantamento, realizado a partir de uma parceria da Braztoa com a SPRINT, traça o desempenho das operadoras de turismo, além de um panorama do que está por vir nos próximos 12 meses.
TENDÊNCIAS PARA 2024 - Lançando o olhar para o futuro, a busca por destinos exóticos, cruzeiros, o fortalecimento das viagens internacionais e os clientes viajando mais vezes no ano aparecem entre as principais tendências para 2024 entre as operadoras.
O levantamento mostra a força das vendas de viagens para datas ao longo do ano, sem ligação a feriados ou festas, com a expectativa de atingir 22,26% do faturamento do período. As férias de julho apareceram em segundo lugar, com 16,05%, enquanto as viagens para 2024 representam 13,95%, as férias de verão 2023/24 11,70%, e feriados durante o ano de 2023, 10,68%. O Natal e o Réveillon aparecem com 6,47% e 7,42% do faturamento, respectivamente.
“Até aqui, 2023 tem sido um ano desafiador, mas também de crescimento para o Turismo. Ele deve se consolidar como uma temporada acima de 2019, ano anterior à pandemia, solidificando a força da indústria de viagens no País”, observa Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.
SOBRE A BRAZTOA - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo reúne e representa algumas das principais empresas e marcas de turismo no setor de viagens a lazer no Brasil. Durante o ano de 2022, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,55 bilhões e realizaram 8,4 milhões de embarques.
SOBRE A SPRINT DADOS - Trata-se de uma consultoria especializada que desenvolve soluções para a gestão de dados no turismo. Trabalha com a estruturação de números, o desenvolvimento de estudos e pesquisas e, ainda, extração e análise de Big Data para o setor.
Ascom/ Ministério do Turismo
"
["author"]=>
string(11) " Paula Rosa"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(610908)
["filename"]=>
string(18) "praiasantinnho.png"
["size"]=>
string(6) "615399"
["mime_type"]=>
string(9) "image/png"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(19) "mmarquivo/esportis/"
}
["image_caption"]=>
string(70) " Praia do Santinho em Florianopolis (SC). Crédito: Daniel Vianna/MTur"
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(161) "Boletim Braztoa também aponta tendências em 2024, como a procura por destinos exóticos, cruzeiros e pessoas viajando mais vezes no ano
"
["author_slug"]=>
string(10) "paula-rosa"
["views"]=>
int(134)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(true)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(72) "setor-preve-alta-de-mais-de-36-nas-vendas-de-viagens-para-alta-temporada"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(441)
["name"]=>
string(7) "Turismo"
["description"]=>
string(0) ""
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(7) "turismo"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(441)
["name"]=>
string(7) "Turismo"
["description"]=>
string(0) ""
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(7) "turismo"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2023-12-24 18:44:46.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2023-12-25 20:55:18.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2023-12-25T20:50:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(37) "mmarquivo/esportis/praiasantinnho.png"
}
VERÃO
O primeiro dia do verão chegou trazendo expectativas positivas para o turismo brasileiro! Segundo o Boletim Braztoa 2023 - 2º Semestre, o volume de vendas das operadoras do setor na alta temporada deve registrar uma alta de 36,84%. As empresas ainda apontam que, no Natal, os números podem ser 18,24% maiores, e no Réveillon, 20,83% acima do ano passado.
Segundo o levantamento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, 36,84% das empresas do ramo apresentam faturamento 36,84% acima do programado, 47,37% dentro do planejado, 10,53% muito acima das expectativas e apenas 5,26% abaixo do previsto. A comercialização de roteiros completos, compostos por transporte aéreo, hospedagem e serviços e passeios locais, lideram em todos os períodos.
“Esse ano trabalhamos para ajudar a estruturar o setor, com investimentos em promoção de destinos, infraestrutura e oferta de crédito. Encerramos o ano muito melhores, mais robustos e com muitas possibilidades de crescimento. Caminhamos para colocar o Turismo no patamar da sua capacidade de gerar emprego e renda”, comemora o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Os destinos nacionais mais procurados para o Natal são: Gramado (RS), em primeiro lugar; Maceió (AL), em segundo, e Porto de Galinhas (PE), na terceira colocação. Quando falamos de Réveillon, o topo fica com o Rio de Janeiro (RJ), seguido de Salvador (BA), Foz do Iguaçu (PR) e Fortaleza (CE), na segunda, terceira e quarta posições, respectivamente.
Já para as férias de verão 2023/24, o levantamento traz um mix de destinos que ocuparam o mesmo patamar em buscas, com a presença de Bonito (MS), Fortaleza, Maceió, Porto de Galinhas, Rio de Janeiro e Salvador.
SOBRE A PESQUISA - O levantamento, realizado a partir de uma parceria da Braztoa com a SPRINT, traça o desempenho das operadoras de turismo, além de um panorama do que está por vir nos próximos 12 meses.
TENDÊNCIAS PARA 2024 - Lançando o olhar para o futuro, a busca por destinos exóticos, cruzeiros, o fortalecimento das viagens internacionais e os clientes viajando mais vezes no ano aparecem entre as principais tendências para 2024 entre as operadoras.
O levantamento mostra a força das vendas de viagens para datas ao longo do ano, sem ligação a feriados ou festas, com a expectativa de atingir 22,26% do faturamento do período. As férias de julho apareceram em segundo lugar, com 16,05%, enquanto as viagens para 2024 representam 13,95%, as férias de verão 2023/24 11,70%, e feriados durante o ano de 2023, 10,68%. O Natal e o Réveillon aparecem com 6,47% e 7,42% do faturamento, respectivamente.
“Até aqui, 2023 tem sido um ano desafiador, mas também de crescimento para o Turismo. Ele deve se consolidar como uma temporada acima de 2019, ano anterior à pandemia, solidificando a força da indústria de viagens no País”, observa Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.
SOBRE A BRAZTOA - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo reúne e representa algumas das principais empresas e marcas de turismo no setor de viagens a lazer no Brasil. Durante o ano de 2022, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,55 bilhões e realizaram 8,4 milhões de embarques.
SOBRE A SPRINT DADOS - Trata-se de uma consultoria especializada que desenvolve soluções para a gestão de dados no turismo. Trabalha com a estruturação de números, o desenvolvimento de estudos e pesquisas e, ainda, extração e análise de Big Data para o setor.
Ascom/ Ministério do Turismo