Banhada pelo rio Danúbio e quase na fronteira com a Hungria, Novi Sad, na Sérvia, é divertida e cheia de boas energias. Considerada uma cidade jovem, também é conhecida pelos festivais de música e vida noturna agitada.
Cheia de ruelas rústicas e fachadas coloridas, o ambiente alterna entre a junção do passado e presente. A rua Dunavska está bem no centro histórico e é o principal point dos jovens, que se reúnem nos bares noturnos. No entanto, o local também parece ter saído de um conto de fadas, com uma charmosa fonte e uma estátua de Atenas rodeada de flores.
Às margens do rio Danúbio está a fortaleza de Petrovaradin, um dos marcos históricos da cidade. Construída em 1692, foi um importante local para os militares austríacos protegerem seus tesouros, dentro dos 16 km de túneis subterrâneos. Hoje, o lugar atrai jovens do mundo inteiro para curtir o festival EXIT, maior evento de música do sudeste europeu, que acontece anualmente desde 2001. Na Torre do Relógio é onde se pode ter a melhor visão panorâmica da cidade, além de ser um ótimo lugar para tirar fotos incríveis do pôr do sol. A maior peculiaridade do relógio, no entanto, é que os ponteiros são invertidos, o maior aponta a hora e o menor os minutos, diferente do habitual.
Outra parada imperdível, são as kafanas – tavernas tradicionais – criadas pelos turcos, que atuavam como uma cafeteria, e serviam iguarias da culinária turca e água de torneira.
A cidade ainda possui uma incrível rota do vinho, que passa pela montanha Fruska, uma antiga ilha no meio do mar da Panônia. Com o passar dos anos, foram construídos 35 mosteiros ortodoxos, todos pertencentes à família real Brankovic. Nas partes mais altas da montanha, é onde se pode desfrutar de um bom vinho Bermet – onde as uvas são harmonizadas com ervas – nas áreas de piquenique.
Novi Sad ainda se apresenta de diversas perspectivas. Um dos maiores points turísticos da cidade é o mosaico com as biografias de 12 mulheres famosas que moraram na região. São pianistas, escritoras, atrizes, matemáticas e feministas que fizeram diferença na história e trazem uma nova visão aos passeios que o turista fizer por Novi Sad.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por SKunevski
Fonte:qualviagem.com.br