AÇÃO INTEGRADA
 
Buscando incentivar o turismo na região e promover o Nordeste como um destino único, os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte lançaram a iniciativa Nordeste Arretado. A ação integrada, que conta com o apoio do Ministério do Turismo, foi apresentada a integrantes do setor pernambucano nesta quarta-feira (26) e tem o objetivo de incentivar viagens interestaduais e de forma unificada, o que aumentaria a competitividade dos destinos nacionais, gerando emprego e renda para os estados participantes.


A iniciativa estimula que agentes de viagens promovam os destinos de forma integrada, apresentando os benefícios para o turista. Entre as principais vantagens, está a curta distância entre as capitais dos estados que estão conectadas por terra, ar e mar. 

igrejaboaviagem.jpeg

A iniciativa estimula que agentes de viagens promovam os destinos de forma integrada, apresentando os benefícios para o turista (Guga Matos/Divulgação)


“Criamos o Nordeste Arretado buscando potencializar a divulgação da região como um produto único, como um destino com características muito próximas, que pode ser oferecido em conjunto, e visitado numa mesma viagem. A campanha oferece diversas ferramentas, que buscam facilitar o acesso às informações sobre Pernambuco, a Paraíba, Alagoas e o Rio Grande Norte, conduzindo os visitantes por uma rota de cerca de 500 quilômetros cheia de beleza, cultura e toda a receptividade do povo nordestino”, comentou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.


A campanha, que começou a ser divulgada em dezembro por meio de uma exposição realizada em São Paulo, seguirá circulando o Brasil nos próximos dias. Além das capitais dos estados que integram o projeto, o Nordeste Arretado também deverá passar por outras 10 capitais até fevereiro. A expectativa é que cerca de 5 mil profissionais de turismo, sendo 2 mil presencialmente, sejam impactados até o fim do roadshow.


Uma série de ações que contribuem com a cadeia produtiva do setor também foi lançada, como um dicionário de gírias nordestinas e cordel sobre os estados. Além disso, o Nordeste Arretado também conta com um site, disponível em: https://www.nordestearretado.com.br/. Por meio dele, futuros visitantes podem consultar dicas de roteiros temáticos pela região, como romance, cultura, família, ecoturismo ou gastronomia, por exemplo. A ação também deverá ser divulgada nos aeroportos administrados pela Aena por meio da hashtag #nordestou. 


Para o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o projeto Nordeste Arretado chega num momento importante de retomada do turismo nacional. “A plataforma vai enaltecer o que temos de mais belo em quatro estados brasileiros que respiram turismo: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba! Tenho certeza de que a medida vai destacar a diversidade do Nordeste, sem minimizar a peculiaridade de cada um desses estados. E digo mais: divulgar esses destinos de forma conjunta vai estabelecer mais uma rota no País, fortalecendo a visibilidade dos estados e se transformando em mais uma excelente opção para os turistas nacionais e internacionais que visitam nosso inigualável Brasil”, afirmou.