Por:Luíza Figueiredo -
Fonte:Correio Braziliense
É em Pernambuco, no Nordeste brasileiro, que a dança e a música fazem parte da cultura e caminham de mãos dadas com a época mais alegre do ano: o carnaval. Filtro solar, roupas leves e confortáveis e muita disposição. Esses são os pré-requisitos para quem quer se jogar nas ruas desse grande estado que carrega um sotaque cantado e abraça quem chega a suas terras.
O carnaval é a oportunidade imperdível para conhecer uma das cidades mais alegres do Nordeste, percorrer as ruas do frevo e do maracatu, ver o colorido das fachadas dos prédios e casas, visitar os centros que contam a rica história do povo e se deliciar com a gastronomia, que para muitos é unica: da carne de bode à saborosa tapioca, esta considerada Patrimônio Imaterial e Cultural da cidade.
O melhor momento é agora. A folia pelos becos mais coloridos e animados começou! O povo pernambucano se mistura com o calor, o passinho da dança, as fortes batidas do tambor, o delicado do saxofone, a curva do som feito pelo trompete, o zunido dos instrumentos, a melodia cantada, o sorriso estampado no rosto. É preciso muito fôlego para não perder nada.
Passeio de catamarã. Foto: Rodrigo Cavalcanti/PCR/Divulgação |
Terceira cidade escolhida como destino nacional favorito para passar a temporada neste ano, de acordo com a pesquisa realizada pelo site Decolar, a capital, Recife, mostra que é muito mais que um polo turístico com mar. Esbanja beleza pelas ruas e uma cultura viva falada em forma de poesia em suas melodias.
Marco Zero
Os cinco dias são festejados em todos os cantos da cidade, a qualquer hora e lugar terá uma rua para seguir a folia. A abertura oficial será nesta sexta-feira, dia 1º, na Praça do Marco Zero — espaço que reúne as grandes atrações, camarotes e centros culturais; um destes tem o dom de contar a vida do sertanejo.
Foto: Karina Morais/Esp.DP |
O Museu Cais do Sertão proporciona uma experiência interativa com o visitante. Da casa simples, dos utensílios que eram usados, do medo enfrentado nas noites sem a luz do luar, além da vestimenta típica. A história de Luiz Gonzaga também pode ser conhecida. Ela é exposta por todo o complexo e dá até para dar uma palhinha no karaokê de suas inesquecíveis cantigas.
Outro point que merece destaque é o Cais de Santa Rita. O local tem serviço de catamaran, que navega pelas águas pernambucanas sem deixar a alegria da temporada de lado. Bonecos, dançarinos e muita música fazem viagem e de brinde a vista de alguns pontos da cidade como companhia. No segundo dia de carnaval, o percurso será privilegiado. Partirá para ver o Galo da Madrugada cantar, considerado o maior bloco do carnaval no Brasil. O serviço a bordo será all inclusive.
Fica a dica
Carnaval do Recife é uma ferramenta disponível para Android ou iOS que permite acesso a horário, local e data de todos os blocos de rua e eventos particulares. Ainda assim, é possível personalizar a programação na agenda com alerta para não perder passeios e sem pagar nada pelo serviço.
Quando a folia der uma pausa
Para aprender
Paço do Frevo
Paço do Frevo
Paço do Frevo. Foto: Peu Ricardo/DP |
O espaço é um mergulho no mundo do frevo e tudo o que o envolve. Dá até para saber o que acontecia no carnaval durante o seu ano de nascimento. O nome já entrega, mas você sabe como surgiu o passo do frevo? Na casa ainda tem serviço de escola de música e dança.
Rua da Guia, s.n. - Recife.
Para comer
Camarada Camarão
Assim como carregado em seu nome, o carro chefe da casa é o camarão, ingrediente disponível em mais de 40 tipos de pratos. A casa também oferece opções de happy hours de chopes.
Av. República do Líbano, 251 - Pina, Recife. Shopping Rio Mar.
Reteteu Comida Honesta
Sabe as refeições feitas no quintal na casa de vó? Aqui é assim, ambiente simples e acolhedor. Acontece almoço todos os dias e café da manhã aos fins de semana. Se delicie com a coxinha de costela, bode com fritas ou carne de sol acebolada, são as alternativas do cardápio. Como dica, escolha um drink com alguma fruta da região, o de gin com acerola é maravilhoso
Rua Prof. Otávio de Freitas, 256 - Encruzilhada, Recife.
Cá-Já
Com ambientes simples, o lugar tem um cardápio com todos os ingredientes regionais. Desde a comida à bebida. Bolinho de siri, guioza de rã ou barriga de porco com cuscuz? Opções não faltam, e as porções são fartas, vale dividir com alguém o que se escolher.
Rua Carneiro Vilela, 648 - Aflitos, Recife.
* Estagiária sob supervisão de Taís Braga
* Viagem a convite da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco