FERIADO

O tradicional feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro, irá intensificar o movimento de viajantes pelo país. São estimados mais de 2,7 milhões de passageiros circulando nos principais aeroportos. A estimativa é do levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo nesta quarta-feira (11.10), com base em dados coletados junto às administradoras dos terminais aéreos brasileiros.

De acordo com o levantamento, no aeroporto de Guarulhos (SP) a estimativa é que circulem cerca de 688 mil passageiros em voos nacionais e internacionais entre os dias 11 e 16 de outubro de 2023. Já no RIOgaleão, no mesmo período, a previsão é de 148 mil passageiros, aumento de 60% em relação a 2022. Serão 885 voos domésticos e internacionais, 337 a mais que o mesmo período do ano passado.

Segundo Celso Sabino, Ministro do Turismo, os números são positivos e demonstram o aquecimento da atividade turística no país. Ele destacou que “importantes feriados nacionais impulsionam as viagens, aquecem a economia do país e geram renda para quem está na linha de frente do setor. É isso que queremos: promover o Brasil e nossa cultura trazendo oportunidades de emprego para todos por meio do turismo.”

Na capital Federal, o Aeroporto Internacional de Brasília prevê um movimento de cerca de 200 mil passageiros e de aproximadamente 1.500 pousos e decolagens durante o feriado. Já o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), está se preparando para um intenso movimento, com aproximadamente 247 mil passageiros, abrangendo a véspera e o retorno do feriado.

De acordo com os sites de reservas e compras de passagens, os destinos mais procurados neste feriado são Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), seguidos por Belo Horizonte (MG), Natal (RN), Maceió (AL), João Pessoa (PB) e Porto Seguro (BA).

Destinos como Florianópolis (SC) e Vitória (ES) também estarão concorridos. Nos aeroportos das duas cidades a média do número de voos é de 360 e 268, respectivamente, entre embarques e desembarques. Em Porto Alegre a média diária de voos será de 131, com movimentação de 17 mil passageiros e em Fortaleza serão 90 voos e 12,8 mil viajantes por dia.

Os aeroportos geridos pela Infraero devem receber 601,5 mil passageiros durante o feriado prolongado. A estimativa é de que os dias mais movimentados sejam a quarta-feira (11), com 125,7 mil passageiros e 1.005 voos, e a segunda-feira (16), com 125 mil passageiros e 1.002 voos. No aeroporto de Belo Horizonte (MG) estão sendo esperados 165 mil passageiros.

OCUPAÇÃO HOTELEIRA

O feriadão de 12 de outubro também deve ser movimentado para o setor hoteleiro. Diversos destinos do país já estão com ocupação acima de 90%. É o caso de João Pessoa, na Paraíba, que segundo a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-PB) aponta uma estimativa média de ocupação de 97% neste feriado, um índice que entusiasma o segmento, tendo em vista ser um dos maiores registrados no ano.

Outros locais seguem na mesma expectativa, como em Alagoas que bateu os 90% de ocupação para o período, superando 2022, quando a média atingiu 80%, de acordo com dados da Superintendência de Planejamento e Prospecção de Negócios da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

 

Fonte: Ascom/ Ministério do Turismo