RECIPROCIDADE

A partir deste sábado (30.09), japoneses que desejam conhecer as belezas brasileiras não precisarão de visto para entrar no país. A medida é válida também para cidadãos brasileiros que desejam visitar o Japão. O acordo de isenção recíproca de vistos para portadores de passaporte comum vale para viagens por período de até 90 dias. A medida terá validade inicial de três anos.

A ação vai contribuir para o aprofundamento nas relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil, principalmente nas áreas do comércio bilateral, combate às mudanças do clima, educação e integração entre as comunidades.

“Hoje, o Brasil é visto como um importante destino turístico, não só por conta da responsabilidade do ecoturismo sustentável, mas pelas obras anunciadas pelo governo. Estamos muito entusiasmados com a melhoria das relações comerciais e, especialmente, no fluxo turístico. Desejamos vida longa a esse acordo que sela, ainda mais, essa relação de amizade entre Brasil e Japão”, ressaltou o ministro.

O entendimento da liberação de visto entre os países aconteceu após encontro entre o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Japão, em maio deste ano, durante a Cúpula do G7, na cidade japonesa de Hiroshima. Na ocasião, o país oriental estendeu a isenção de visto de visita a brasileiros e permitiu que o governo do Brasil adotasse a mesma medida para cidadãos japoneses, seguindo o os princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os Estados. "Esse é mais um passo que faz parte do esforço brasileiro em construir pontes com as outras nações ao invés de muros", completou o ministro.

De janeiro a agosto de 2023, o Brasil recebeu mais de 4 milhões de visitantes internacionais, número já é mais que o dobro (111%) do registrado em todo o ano de 2022. Apenas em agosto, foram 365.648 turistas. Até o final de 2023, a estimativa do painel é de que o país registre 6,7 milhões de estrangeiros visitando o país, o que daria um aumento de 33% em relação ao ano passado.

GASTO DE ESTRANGEIROS – Apenas no mês de agosto, os turistas estrangeiros deixaram no país cerca de R$ 3,22 bilhões, o maior valor registrado no mês dos últimos 25 anos.

No acumulado do ano, o gasto chegou a R$ 22,2 bilhões, valor 7,6% maior do que o contabilizado no pré-pandemia (2019) e 38,7% a mais do que o registrado no ano passado. A previsão é que o Brasil deve encerrar o ano com crescimento de 8,58% em relação ao último ano.

PAINEL DE DADOS DO TURISMO – Para acompanhar de perto o fluxo turístico internacional, Embratur, Ministério do Turismo e Polícia Federal (PF) lançaram o Painel de Dados do Turismo.

A plataforma dá maior visibilidade ao turismo internacional e promove a atração de turistas estrangeiros ao Brasil. O site torna possível, por exemplo, criar perfis de consumo (personas) relacionados aos principais destinos brasileiros e também de concorrentes internacionais.

As informações dos painéis foram captadas pelas equipes da Polícia Federal, Banco Central e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e leva em conta dados por pessoas que se alto declaram turistas, abordando o fluxo de turistas estrangeiros, o número de voos e o número de assentos em formato de gráficos, com números e bases abertas, em uma comparação ano a ano.


Ascom/ Ministério do Turismo