Ufa! Finalmente surgiu uma brecha para viajar para Europa sem que seja por Portugal. A belíssima França abriu as fronteiras para todos turistas totalmente vacinados, inclusive os brasileiros que já podem arrumar suas malas e procurar uma companhia aérea. O anunciou foi realizado pelo governo francês no último sábado. Contudo, há uma ressalva quando ao tipo e vacina, como por exemplo quem foi vacinado com Coronavac, que não tem o certificado reconhecido pela União Européia.

O Brasil, assim como a Argentina, África do Sul, Chile, Colômbia, ainda está na lista vermelha de países segundo a classificação da França (há ainda os verdes e laranja). Mas a viagem foi liberada, e não é mais necessário fazer quarentena e nem apresentar motivos imperiosos para a viagem.

Os viajantes estrangeiros devem apresentar na fronteira comprovação de vacinação pela Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen.

Enquanto isso, um dos maiores destinos dos brasileiros, Portugal, continua com as fronteiras fechadas para os brasileiros, fato lamentado pelos empresários de turismo portugueses que sente e muito a falta dos turistas verde e amarela, que constituem o terceiro maior grupo de visitantes aquele país e só é o segundo em compras e consumação. Os brasileiros só perdem para os norte americanos que também são “compradores compulsivos”.