ELEIÇÃO


A valorização do turismo doméstico é uma das tendências identificadas no comportamento do turista pós-COVID-19. Pensando nisso, o Ministério do Turismo (https://www.gov.br/turismo/pt-br) acaba de divulgar uma lista com os 21 destinos tendência para 2021.

 

A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte (https://prefeitura.pbh.gov.br/belotur), primeira cidade brasileira a nascer planejada, figura como um dos destinos mais buscados para o ano.

O levantamento foi feito tomando como base os principais sites de pesquisa do setor, além de publicações e dos destinos que se alinham à demanda do novo turistaNa região Centro-Oeste aparecem Brasília e os municípios goianos de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante onde está localizado o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, eleito um dos 25 melhores "parques nacionais” do mundo pela National Geographic. A mesma publicação elencou o cerrado brasileiro como único destino brasileiro indicado na lista de 25 melhores viagens para planejar no futuro.


"O levantamento reforça que estamos no caminho certo para que a retomada aconteça. O turismo doméstico tem um enorme potencial que merece ser conhecido pelos brasileiros e com esse foco que o Ministério do Turismo vem trabalhando para oferecer melhor infraestrutura, serviços cada vez mais qualificados e seguindo os protocolos de biossegurança", comentou o ministro Gilson Machado Neto.

pracadopapapa (1).jpg

Praça do Papa, Mangabeiras(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)

 
O Sudeste, juntamente com o Nordeste, lidera a listagem com sete destinos:  Angra dos Reis (RJ), Belo Horizonte, Petrópolis (RJ), Rio de Janeiro, São Paulo, São Sebastião (SP) e Ubatuba (SP).

No Nordeste, além de João Pessoa, aparecem Ipojuca (PE), Fortaleza, Maceió, Natal, Porto Seguro (BA) e Salvador.
 
A região Sul conta com quatro destinos: Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu (PR) e Gramado (RS).


Os destinos seguem a tendência de comportamento identificada em viajantes pós-pandemia de optar por destinos de natureza ou com foco no turismo rural.

De acordo com o Booking, 59% dos entrevistados pretendem ir para um destino de natureza próximo. Ainda segundo o buscador, outra forte tendência é a opção por viagens rápidas, três em cada quatro (73%) brasileiros querem fazer viagens mais curtas em 2021 do que fizeram em 2019 – ocupando, mais uma vez, o primeiro lugar no ranking global em meio aos viajantes que demonstraram esse desejo.


O SELO

O selo "Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo, identifica estabelecimentos e guias de turismo que assumiram, declaradamente, o compromisso em adotar protocolos de biossegurança para proteger turistas e trabalhadores contra a COVID-19.


O interessado em solicitar o selo precisa, primeiro, estar com a situação regular no Cadastur, que é o cadastro de prestadores de serviços turísticos. O cadastro é rápido, gratuito e pode ser feito on-line clicando: https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar 

Na sequência, é preciso acessar o site do Selo Turismo Responsável (http://antigo.turismo.gov.br/seloresponsavel/), ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados.

Após estes passos, o interessado é encaminhado para uma área do site onde pode fazer o download do selo para impressão. O selo deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente.