Até 20 de outubro

Um dos principais símbolos do teatro de bonecos do país, a Carroça de Mamulengos está no CCBB BH desde sábado (21). A mostra segue até 20 de outubro, com três espetáculos: “Histórias de Teatro e Circo”, “Janeiros” e “O Babauzeiro”. São 20 artistas no palco, entre avós, filhos, genros e netos. As apresentações ocorrem aos sábados e domingos, às 11h e 16h; já nos dias 19 e 20 de outubro, as apresentações serão realizadas às 11h e 15h, no Teatro I e II (confira abaixo a programação completa). Os ingressos estão à venda no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB.

Primeira companhia de teatro de bonecos do Distrito Federal e uma das precursoras do gênero no Brasil, a Carroça de Mamulengos foi fundada em Brasília na década de 1970 pelo bonequeiro e compositor Carlos Gomide e pela atriz Shirley França. 

Ensinando a arte-brincante aos filhos, o casal nunca parou. De lá para cá, foram mais de 20 estados visitados, de Norte a Sul do país. “Mostramos a força da cultura popular, de uma tradição que é viva, amorosa, resistente. Atravessamos quase meio século levando uma arte profunda a todo o Brasil, mesmo em tempos tão superficiais”, destaca a diretora e roteirista, Maria Gomide, filha mais velha dos fundadores da Carroça de Mamulengos.
 
História e afeto em três espetáculos

Para inaugurar a “Mostra Carroça de Mamulengos – Três Gerações de Arte Brincante”, a companhia encena o espetáculo "Histórias de Teatro e Circo”, que ganha remontagem feita pelos filhos de Gomide e França. A peça traz a ancestralidade e a tradição de toda a família para o palco. O público vai encontrar uma tradição rara de se ver, uma trupe de artistas que, com quase meio século de vida, segue uma tradição familiar, um modo de vida que atravessa o tempo. 

Na sequência vem a peça "Janeiros", dirigida pelo ator belo-horizontino Rodolfo Vaz. A montagem aborda o momento em que os filhos assumem a condução da Carroça de Mamulengos e passam a contar suas próprias histórias, recriando linguagens e convidando outros artistas para contribuir com suas criações. 

Já o espetáculo "O Babauzeiro" traz os primeiros bonecos recebidos por Carlos Gomide das mãos do mestre paraibano Antônio do Babau, da cidade de Mari (PB), em 1978. A montagem pode ser considerada o ponto de partida da tradição do mamulengo contemporâneo brasileiro.
Oficina e seminário gratuitos integram a mostra

Parte da história da Carroça de Mamulengos, a arte-educação também ganha destaque na mostra. No sábado (28 de setembro), às 13h, no Teatro I, artistas realizam o seminário ‘Diálogos sobre Pedagogia Brincante: A Cultura de Ensinar e Aprender Dentro das Tradições Populares’. Já no sábado, 12 de outubro, às 13h, será realizada a Oficina Cantos e Cantigas Populares, indicada para crianças de todas as idades. Para o seminário, retirada de ingressos no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH, a partir de uma hora antes do evento. A oficina possui vagas limitadas e a participação será mediante inscrição.
 
Programação 

Histórias de Teatro e Circo
Dias 21, 22, 28 e 29/09 (sábados e domingos), às 11h e 16h. 
Local: Teatro I

Janeiros
Dias 5 e 6/10 (sábado e domingo), às 11h e 16h; e dias 12 e 13/10 (sábado e domingo), às 16h. 
Local: Teatro I

O Babauzeiro
Dias 12 e 13/10 (sábado e domingo), às 11h; e dias 19 e 20/10 (sábado e domingo), às 11h e 15h. 
Local: Teatro II

Seminário 
28/09 – Sábado
Horário: 13h
Local: Teatro I
Ingressos gratuitos pelo site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH, disponíveis a partir de uma hora antes do evento.

Oficina 
12/10 – Sábado
Horário: 13h

A oficina vai oferecer 20 vagas gratuitas mediante inscrição prévia. O local e orientações sobre a inscrição serão divulgadas oportunamente.

Serviço | “Mostra Carroça de Mamulengos – Três Gerações de Arte Brincante”

Temporada: de 21 de setembro a 20 de outubro | Sábados e domingos, às 11h e 16h. Nos dias 19 e 20 de outubro, às 11h e 15h,

Local: Teatro I e II do CCBB Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)

Classificação indicativa: livre

Ingressos dos espetáculos: R$30 (inteira) e R$15 (meia), disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH.

 

hojeemdia.com.br