Em 24 de maio, Fernando Anitelli gravou o DVD da turnê “O Teatro Mágico – Voz e Violão” no Sesc Palladium, em Belo Horizonte. Em um momento daquela noite, o criador da banda estava ao piano e percebeu que uma figura conhecida, com a qual havia tocado em 2011, estava na plateia. “Fiz questão de que o Flávio Venturini se levantasse e fosse aplaudido”, conta.
Passados quase seis meses, Anitelli volta à capital para apresentar o mesmo show – mas, agora, Venturini ganha status de convidado especial. “Ele vai tocar algumas músicas próprias e outras do Teatro Mágico. Começamos uma parceria, que ainda não saiu do forno. Não posso dizer os ingredientes”, brinca o artista.
A tabelinha voz e violão é uma viagem ao passado, quando Anitelli se apresentava em saraus e projetos mais intimistas antes de formar o Teatro Mágico. O compositor diz que gosta “da coisa plural, desse lugar do cancioneiro, do trovador, da primeira ideia que sai” que o formato traz. “É tudo muito visceral, não tem para onde correr”, completa.
Há dois anos viajando pelo Brasil com a turnê, o músico destaca outro fator que o entusiasma nessa fase sem a trupe que o acompanha no palco: o improviso. Nos shows, o público tem participação decisiva no andamento das apresentações.
O microfone fica aberto e há quem se aproxime para pedir o violão emprestado e tocar uma canção, ou simplesmente fazer uma declaração de amor. Em outros momentos, a poesia ganha espaço em declamações da plateia – e do próprio Anitelli. “Essa é uma grande sacada. Cada show é único e só acontece ali, naquele lugar. Às vezes, o setlist muda na hora”, comenta.
Além das músicas do Teatro Mágico, o vocalista, que usa o palco também para contar como nasceram alguns sucessos do grupo, toca algumas canções nunca gravadas pela banda e outras de compositores que ainda não são conhecidos do público.
Voltar a BH é especial para Anitelli. O show marca o que ele chama de fim de turnê. O DVD “O Teatro Mágico – Voz e Violão” sai no início de 2020. Enquanto isso, a banda lança um clipe a cada 15 dias nas redes sociais e se prepara para, em maio do ano que vem, emplacar o oitavo álbum e uma turnê com a trupe completa.
Serviço: Fernando Anitelli apresenta “O Teatro Mágico – Voz e Violão”, domingo, às 19h, no Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, centro). Ingressos a partir de R$ 24.