Paulo Verlings dirige e atua na peça

A partir deste sábado 3 de março, o texto inédito de Marcia Zanelatto, ‘Escocesa’, irá estrear no Teatro da Caixa Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro. O espetáculo é inspirado na mais curta e contundente tragédia de Shakespeare: Macbeth.

Concebido pelo ator, diretor e produtor Paulo Verlings, o espetáculo fala de ambição, jogos de poder e cobiça, dando assim um novo ponto de vista aos personagens Macbeth e Lady Macbeth.

— Os clássicos de William Shakespeare continuam presentes no imaginário artístico e universal. Seus enredos, epopeias mirabolantes, personagens construídos meticulosamente e munidos de real humanidade, fascinaram o mundo e atravessaram os séculos. Todos esses desejos e questionamentos sobre o humano, na obra de Shakespeare, são o que nos inspiram e movem a nos debruçarmos nesse projeto para criarmos uma obra original – comenta Verlings.

Atriz Carolina Pismel em cena no espetáculo 'Escocesa' (Foto: Paula Kossatz / Divulgação )Atriz Carolina Pismel em cena no espetáculo 'Escocesa' (Foto: Paula Kossatz / Divulgação )

Atriz Carolina Pismel em cena no espetáculo 'Escocesa' (Foto: Paula Kossatz / Divulgação )

Em cena, Carolina Pismel e Paulo Verlings são acompanhados da Banda Dagda. O espetáculo traz à tona os diversos deslocamentos dos atores que dão vozes desde os corcéis do Rei Duncan, decepcionados com a humanidade, até o vozerio das bruxas, passando pelos protagonistas da obra.

Inspirado na obra do poeta inglês, o público irá se deparar com o que Shakespeare não disse, não pode dizer ou apenas disse nas entrelinhas, nas ausências da personagem Lady Macbeth.

— Creio que o melhor trabalho que posso fazer, ao lidar com uma obra prima de Macbeth, é ouvir as vozes subterrâneas, revelar o que não foi dito no clássico, seja por questões sociopolíticas referentes ao Reino Unido do Século 17 ou por opções de estrutura dramatúrgica – e assim transmiti-lo na atualidade. Não quero contar a história ou adaptá-la. Eu quero fazer ouvir a vida interior e arquetípica dos personagens à luz do nosso tempo – comenta a autora Marcia Zanelatto.