array(31) {
["id"]=>
int(167767)
["title"]=>
string(73) "Débora Falabella fascina com atuação cheia de nuances em 'Prima Facie'"
["content"]=>
string(6154) "
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em cartaz em São Paulo com seu primeiro monólogo, "Prima Facie", Débora Falabella temeu subir ao palco sozinha e perder o ritmo das cenas. A peça, sob a direção de Yara de Novaes, que estreou uma nova temporada neste final de semana após o sucesso em 2024, exige uma entrega física e emocional intensa ao abordar a história da bem-sucedida advogada Tessa, que revê valores e reflete sobre o sistema judicial após ser vítima de um estupro.
O talento e a concentração de Falabella, no entanto, fazem com que o solo seja visto como o momento mais impressionante de sua carreira. Especialmente na primeira parte do espetáculo, a performance mostra que ela incorporou o texto da dramaturga australiana Suzie Miller ao corpo e transformou as palavras em uma coreografia que inclui gestos enfáticos e nuances na postura, além das trocas de figurino e até de penteados.
Não há pausas ou atalhos para facilitar a interpretação. São falas e movimentos vigorosos, capazes de capturar a atenção do público para a trajetória da criminalista satisfeita com o sucesso nas disputas jurídicas, em que ganha quem for mais eficiente na exploração das brechas da lei. Tessa joga, admite isso, sente orgulho e celebra a vida até virar vítima da violência sexual.
A direção optou por não dramatizar a cena do estupro, que é narrado em detalhes, mas de forma distanciada. É como se Falabella parasse de interpretar por alguns minutos para tocar em uma ferida da sociedade atual sem, no entanto, explorar o fato.
A atriz não perde o fôlego durante os 90 minutos da apresentação e encontrou estratégias para seguir em frente mesmo quando escapa uma palavra ou outra do texto original. No entanto, na segunda parte do espetáculo, o tom é mais baixo, mais realista, mais denúncia.
"Prima Facie" estreou na Broadway e foi montado em vários lugares do mundo em formatos diferentes, mas sempre com a missão de refletir sobre a falta de respostas suficientes para os crimes sexuais contra as mulheres.
Ao questionar o mundo jurídico dominado por homens, a peça chamou a atenção de Raquel Dodge, ex-procuradora-geral da República que se movimentou para levar a montagem a Brasília. Na capital federal, a estreia foi aplaudida por ministros, juízes, promotores e defensores públicos.
Em um cenário que não esconde os bastidores teatrais, uma tendência contemporânea, a hierarquia jurídica é representada por cadeiras empilhadas. No auge do sucesso profissional, a personagem rodeia e escala esse mundo poderoso e ocupa o palco simulando disputas entre gatos e ratos.
"Os taxistas não escolhem os seus clientes", argumenta, ao explicar que cabe a uma advogada criminalista defender, também, os homens que violentam as mulheres.
Ao passar do êxtase ao desamparo, a advogada perde o rumo e é quase dominada por dúvidas, mas é a força que faz parte de sua personalidade que a leva a seguir em frente, denunciar o estupro e enfrentar a opressão de um sistema que não foi criado ou pensado para as mulheres.
Sozinha no palco, Falabella dá a impressão de contracenar com vários atores ao longo da peça. Após o estupro, acuada, revela, também em seu corpo e na sua voz, a solidão de uma mulher que é vítima da violência estrutural e histórica.
Prima Facie
Quando: Sex. e sáb., às 20h; Dom., às 18h. Até 30/3
Onde: Teatro Vivo -av. Doutor Chucri Zaidan, 2460, São Paulo.
Preço: R$ 150
Classificação: 12 anos
Autoria: Suzie Miller
Elenco: Débora Falabella
Direção: Yara de Novaes
Link: https://bileto.sympla.com.br/event/97960/d/287913/s/1963618
Avaliação: Excelente
"
["author"]=>
string(19) " CRISTINA CAMARGO"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(623802)
["filename"]=>
string(21) "deborafalabellatv.jpg"
["size"]=>
string(5) "58843"
["mime_type"]=>
string(10) "image/jpeg"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(3) "aa/"
}
["image_caption"]=>
string(28) " © Reprodução- Tv Globo"
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(211) "A atriz não perde o fôlego durante os 90 minutos da apresentação e encontrou estratégias para seguir em frente mesmo quando escapa uma palavra ou outra do texto original.
"
["author_slug"]=>
string(16) "cristina-camargo"
["views"]=>
int(55)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(false)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(68) "debora-falabella-fascina-com-atuacao-cheia-de-nuances-em-prima-facie"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(464)
["name"]=>
string(6) "Teatro"
["description"]=>
string(0) ""
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(0) ""
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(6) "teatro"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(464)
["name"]=>
string(6) "Teatro"
["description"]=>
string(0) ""
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(0) ""
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(6) "teatro"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2025-02-09 20:08:00.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2025-02-09 20:08:00.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2025-02-09T20:10:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(24) "aa/deborafalabellatv.jpg"
}
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em cartaz em São Paulo com seu primeiro monólogo, "Prima Facie", Débora Falabella temeu subir ao palco sozinha e perder o ritmo das cenas. A peça, sob a direção de Yara de Novaes, que estreou uma nova temporada neste final de semana após o sucesso em 2024, exige uma entrega física e emocional intensa ao abordar a história da bem-sucedida advogada Tessa, que revê valores e reflete sobre o sistema judicial após ser vítima de um estupro.
O talento e a concentração de Falabella, no entanto, fazem com que o solo seja visto como o momento mais impressionante de sua carreira. Especialmente na primeira parte do espetáculo, a performance mostra que ela incorporou o texto da dramaturga australiana Suzie Miller ao corpo e transformou as palavras em uma coreografia que inclui gestos enfáticos e nuances na postura, além das trocas de figurino e até de penteados.
Não há pausas ou atalhos para facilitar a interpretação. São falas e movimentos vigorosos, capazes de capturar a atenção do público para a trajetória da criminalista satisfeita com o sucesso nas disputas jurídicas, em que ganha quem for mais eficiente na exploração das brechas da lei. Tessa joga, admite isso, sente orgulho e celebra a vida até virar vítima da violência sexual.
A direção optou por não dramatizar a cena do estupro, que é narrado em detalhes, mas de forma distanciada. É como se Falabella parasse de interpretar por alguns minutos para tocar em uma ferida da sociedade atual sem, no entanto, explorar o fato.
A atriz não perde o fôlego durante os 90 minutos da apresentação e encontrou estratégias para seguir em frente mesmo quando escapa uma palavra ou outra do texto original. No entanto, na segunda parte do espetáculo, o tom é mais baixo, mais realista, mais denúncia.
"Prima Facie" estreou na Broadway e foi montado em vários lugares do mundo em formatos diferentes, mas sempre com a missão de refletir sobre a falta de respostas suficientes para os crimes sexuais contra as mulheres.
Ao questionar o mundo jurídico dominado por homens, a peça chamou a atenção de Raquel Dodge, ex-procuradora-geral da República que se movimentou para levar a montagem a Brasília. Na capital federal, a estreia foi aplaudida por ministros, juízes, promotores e defensores públicos.
Em um cenário que não esconde os bastidores teatrais, uma tendência contemporânea, a hierarquia jurídica é representada por cadeiras empilhadas. No auge do sucesso profissional, a personagem rodeia e escala esse mundo poderoso e ocupa o palco simulando disputas entre gatos e ratos.
"Os taxistas não escolhem os seus clientes", argumenta, ao explicar que cabe a uma advogada criminalista defender, também, os homens que violentam as mulheres.
Ao passar do êxtase ao desamparo, a advogada perde o rumo e é quase dominada por dúvidas, mas é a força que faz parte de sua personalidade que a leva a seguir em frente, denunciar o estupro e enfrentar a opressão de um sistema que não foi criado ou pensado para as mulheres.
Sozinha no palco, Falabella dá a impressão de contracenar com vários atores ao longo da peça. Após o estupro, acuada, revela, também em seu corpo e na sua voz, a solidão de uma mulher que é vítima da violência estrutural e histórica.
Prima Facie
Quando: Sex. e sáb., às 20h; Dom., às 18h. Até 30/3
Onde: Teatro Vivo -av. Doutor Chucri Zaidan, 2460, São Paulo.
Preço: R$ 150
Classificação: 12 anos
Autoria: Suzie Miller
Elenco: Débora Falabella
Direção: Yara de Novaes
Link: https://bileto.sympla.com.br/event/97960/d/287913/s/1963618
Avaliação: Excelente