NOS PALCOS

A atriz Cláudia Raia desembarca em Belo Horizonte com o musical "Tarsila, A Brasileira", que será apresentado entre 20 e 23 de agosto, no Palácio das Artes. Os ingressos já estão à venda pela Sympla e na bilheteria oficial do teatro. A montagem marca a turnê nacional da superprodução inspirada na vida e na obra de Tarsila do Amaral, uma das artistas mais importantes da história do Brasil.

As sessões serão na quinta e sexta-feira, às 21h, no sábado, às 16h e às 21h, e no domingo, às 18h. Os valores dos ingressos variam de R$ 50, nos setores Popular e Superior, a R$ 350 na Plateia I (inteira), além das opções de meia-entrada previstas em lei.

O musical acompanha a trajetória da pintora desde seu retorno de Paris, em 1922, quando passou a integrar o grupo modernista ao lado de Anita Malfatti, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia. A narrativa percorre momentos marcantes da carreira da artista, como a criação do Abaporu, o surgimento do Movimento Antropofágico e a consolidação de uma linguagem que transformou a arte brasileira.

Na segunda parte, o espetáculo aborda a crise de 1929, a perda da fortuna da artista, o fim do relacionamento com Oswald de Andrade, sua viagem à União Soviética e a fase social de sua pintura, além dos desafios enfrentados durante o governo Vargas.

Em nota, Cláudia Raia destacou que a produção vai além de uma biografia e celebra o legado de uma mulher que transformou a cultura brasileira. "Tarsila representa essa coragem de romper padrões, de olhar para dentro e transformar isso em potência criativa. Ela não apenas pintou o Brasil, ela o reinventou", afirmou a atriz.

Além de protagonizar o espetáculo, Cláudia Raia também assina a produção da montagem, que tem texto e letras de Anna Toledo e José Possi Neto, que é responsável ainda pela encenação e direção de arte. Jarbas Homem de Mello interpreta o escritor Oswald de Andrade, companheiro de Tarsila e um dos principais nomes do movimento modernista.

Ao todo, a montagem reúne 21 atores-cantores, com direção musical de Guilherme Terra, coreografia de Alonso Barros e cenário de Renato Theobaldo. O espetáculo integra uma turnê que passará por sete cidades brasileiras até janeiro de 2027.