array(31) {
["id"]=>
int(118958)
["title"]=>
string(67) "Covid-19: Aeroporto Santos Dumont adota novas medidas de proteção"
["content"]=>
string(7634) " Rio de Janeiro
O Aeroporto Santos Dumont, localizado na região central do Rio de Janeiro, adotou novas medidas sanitárias de proteção a viajantes e funcionários estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em função da pandemia de covid-19.
Segundo o superintendente do aeroporto, Sérgio Kennedy, o objetivo é que todas as atividades transcorram de acordo com os cuidados exigidos pelo combate ao novo coronavírus, causador da covid-19. “Além disso, intensificamos a limpeza de áreas comuns do aeroporto e ampliamos a oferta de itens de higiene, como sabão, papel toalha e álcool em gel em todo o terminal”, disse Kennedy.
Ele destacou a necessidade de todos os passageiros seguirem as recomendações, respeitarem a sinalização e usarem máscaras, pensando não só em sua própria proteção, mas na das demais pessoas.
Cuide-se +
As medidas fazem parte de uma campanha de orientação aos passageiros e funcionários da rede de aeroportos da Infraero no combate ao novo coronavírus. A campanha “Cuide ainda + de você e dos outros” dertermina ações como a colocação de adesivos de sinalização e orientação por todo o caminho feito pelo viajante para embarque e desembarque de um voo; avisos em áudio e vídeo nos sistemas de som e painéis de voos, além de de cartazes pelos terminais. A iniciativa alerta também para o uso de máscaras durante a permanência no aeroporto e na viagem; o respeito ao distanciamento entre os frequentadores dos terminais; e higienização das mãos.
A Infraero opera 48 aeroportos em todo o Brasil.
A nova sinalização começou a ser aplicada em 14 aeroportos de capitais e fronteiras (Manaus, Belém, Macapá, São Luís, Boa Vista, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Goiânia, Campo Grande, Palmas, Rio Branco, Foz do Iguaçu e Porto Velho) e será estendida, de forma gradativa, a outros terminais aéreos. As empresas também poderão contribuir com esse trabalho orientando seus funcionários e clientes.
A campanha objetiva preparar os terminais para o aumento da circulação de pessoas, garantindo a segurança de todos. No Santos Dumont, além das telas informativas e dos avisos sonoros, os passageiros encontrarão adesivos instrutivos nos momentos do check-in (registro de entrada), embarque, desembarque, nas áreas de raio-x, nas esteiras de retirada de bagagens; ao usar escadas, elevadores e longarinas; ou mesmo na entrada de estabelecimentos comerciais e praça de alimentação.
As marcações alertam para a necessidade de manter distanciamento de 2 metros entre pessoas e para formas de prevenção do vírus. Nos elevadores, por exemplo, recomenda-se ocupação máxima por duas pessoas e, nos banheiros, instruem que se lavem bem as mãos. Além disso, os pontos de check-in contam agora com barreira acrílica para proteção de passageiros e atendentes das companhias aéreas.
Outras medidas
A Anvisa inclui ainda recomendações de evitar o manuseio de cartões de embarque impressos e de usar, se possível, cartões de crédito ou smartphones para pagamento de compras em lojas, restaurantes e lanchonete e de serviços no aeroporto As pessoas que estiverem em circulação nas áreas públicas do aeroporto têm de usar máscaras, e os empregados da Infraero ou outras pessoas que trabalhem nos aeroportos da empresa precisam de equipamentos de proteção individual (EPIs) .
A divulgação de instruções de higiene, proteção e distanciamento social deve ser promovida em sistema de som, painéis informativos de voos, cartazes e cavaletes distribuídos nas áreas de embarque e desembarque de passageiros e áreas operacionais e administrativas dos aeroportos, banheiros, estacionamento e área de espera dos transportes públicos;
A disponibilidade de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha deve ser monitorada em todos os aeroportos da rede Infraero, que precisam ainda reforçar a limpeza e desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, ônibus de embarque e desembarque e demais espaços de uso comum.
A orientação é evitar aglomerações em lojas, restaurantes e lanchonetes e que haja maior espaçamento entre os passageiros nos embarques e desembarques, seja em fingers (equipamento que faz a ligação entre o terminal e o avião) ou procedimento remoto (ônibus ou a pé).
Operação
A Infraero informou que, desde o início da pandemia, o terminal paraense e os demais aeroportos de sua rede continuam operando, sem interrupção, na prestação dos serviços. A oferta de voos está em consonância com a malha aérea definida pelas empresas e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A orientação para o passageiro é que, antes de ir para o aeroporto, verifique diretamente com a companhia aérea se a programação do voo está mantida ou foi alterada.
Para informações sobre remarcações e cancelamentos de voos, o passageiro deve fazer contato direto com as empresas, que passaram a adotar uma nova malha aérea, divulgada pela Anac no final de março passado. Em caso de dúvida sobre os principais direitos e deveres dos passageiros, a recomendaççao é que se consulte o Guia do Passageiro. A Infraero informou, ainda, que cabe às companhias aéreas estabelecer o fluxo de cancelamentos e alterações na malha, “não cabendo à Infraero essa gestão”.
As principais companhias que operam na Rede Infraero são Latam, Gol, Azul, Map,Voepass, American Airlines, Aerolíneas Argentinas, Lan Chile (Grupo Latam) e Tap. Mais informações sobre o transporte aéreo estão disponíveis no site da Anac: https://www.anac.gov.br
"
["author"]=>
string(32) " Alana Gandra - Agência Brasil "
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(566142)
["filename"]=>
string(14) "aerodumont.jpg"
["size"]=>
string(6) "145591"
["mime_type"]=>
string(10) "image/jpeg"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(9) "politica/"
}
["image_caption"]=>
string(30) "© Tomaz Silva/Agência Brasil"
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(85) "
Orientações anunciadas hoje foram determinadas pela Anvisa
"
["author_slug"]=>
string(27) "alana-gandra-agencia-brasil"
["views"]=>
int(147)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(false)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(64) "covid-19-aeroporto-santos-dumont-adota-novas-medidas-de-protecao"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(436)
["name"]=>
string(6) "Saúde"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(5) "saude"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(436)
["name"]=>
string(6) "Saúde"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(5) "saude"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2020-06-08 19:36:21.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2020-06-08 19:36:21.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2020-06-08T19:40:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(23) "politica/aerodumont.jpg"
}
Rio de Janeiro
O Aeroporto Santos Dumont, localizado na região central do Rio de Janeiro, adotou novas medidas sanitárias de proteção a viajantes e funcionários estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em função da pandemia de covid-19.
Segundo o superintendente do aeroporto, Sérgio Kennedy, o objetivo é que todas as atividades transcorram de acordo com os cuidados exigidos pelo combate ao novo coronavírus, causador da covid-19. “Além disso, intensificamos a limpeza de áreas comuns do aeroporto e ampliamos a oferta de itens de higiene, como sabão, papel toalha e álcool em gel em todo o terminal”, disse Kennedy.
Ele destacou a necessidade de todos os passageiros seguirem as recomendações, respeitarem a sinalização e usarem máscaras, pensando não só em sua própria proteção, mas na das demais pessoas.
Cuide-se +
As medidas fazem parte de uma campanha de orientação aos passageiros e funcionários da rede de aeroportos da Infraero no combate ao novo coronavírus. A campanha “Cuide ainda + de você e dos outros” dertermina ações como a colocação de adesivos de sinalização e orientação por todo o caminho feito pelo viajante para embarque e desembarque de um voo; avisos em áudio e vídeo nos sistemas de som e painéis de voos, além de de cartazes pelos terminais. A iniciativa alerta também para o uso de máscaras durante a permanência no aeroporto e na viagem; o respeito ao distanciamento entre os frequentadores dos terminais; e higienização das mãos.
A Infraero opera 48 aeroportos em todo o Brasil.
A nova sinalização começou a ser aplicada em 14 aeroportos de capitais e fronteiras (Manaus, Belém, Macapá, São Luís, Boa Vista, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Goiânia, Campo Grande, Palmas, Rio Branco, Foz do Iguaçu e Porto Velho) e será estendida, de forma gradativa, a outros terminais aéreos. As empresas também poderão contribuir com esse trabalho orientando seus funcionários e clientes.
A campanha objetiva preparar os terminais para o aumento da circulação de pessoas, garantindo a segurança de todos. No Santos Dumont, além das telas informativas e dos avisos sonoros, os passageiros encontrarão adesivos instrutivos nos momentos do check-in (registro de entrada), embarque, desembarque, nas áreas de raio-x, nas esteiras de retirada de bagagens; ao usar escadas, elevadores e longarinas; ou mesmo na entrada de estabelecimentos comerciais e praça de alimentação.
As marcações alertam para a necessidade de manter distanciamento de 2 metros entre pessoas e para formas de prevenção do vírus. Nos elevadores, por exemplo, recomenda-se ocupação máxima por duas pessoas e, nos banheiros, instruem que se lavem bem as mãos. Além disso, os pontos de check-in contam agora com barreira acrílica para proteção de passageiros e atendentes das companhias aéreas.
Outras medidas
A Anvisa inclui ainda recomendações de evitar o manuseio de cartões de embarque impressos e de usar, se possível, cartões de crédito ou smartphones para pagamento de compras em lojas, restaurantes e lanchonete e de serviços no aeroporto As pessoas que estiverem em circulação nas áreas públicas do aeroporto têm de usar máscaras, e os empregados da Infraero ou outras pessoas que trabalhem nos aeroportos da empresa precisam de equipamentos de proteção individual (EPIs) .
A divulgação de instruções de higiene, proteção e distanciamento social deve ser promovida em sistema de som, painéis informativos de voos, cartazes e cavaletes distribuídos nas áreas de embarque e desembarque de passageiros e áreas operacionais e administrativas dos aeroportos, banheiros, estacionamento e área de espera dos transportes públicos;
A disponibilidade de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha deve ser monitorada em todos os aeroportos da rede Infraero, que precisam ainda reforçar a limpeza e desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, ônibus de embarque e desembarque e demais espaços de uso comum.
A orientação é evitar aglomerações em lojas, restaurantes e lanchonetes e que haja maior espaçamento entre os passageiros nos embarques e desembarques, seja em fingers (equipamento que faz a ligação entre o terminal e o avião) ou procedimento remoto (ônibus ou a pé).
Operação
A Infraero informou que, desde o início da pandemia, o terminal paraense e os demais aeroportos de sua rede continuam operando, sem interrupção, na prestação dos serviços. A oferta de voos está em consonância com a malha aérea definida pelas empresas e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A orientação para o passageiro é que, antes de ir para o aeroporto, verifique diretamente com a companhia aérea se a programação do voo está mantida ou foi alterada.
Para informações sobre remarcações e cancelamentos de voos, o passageiro deve fazer contato direto com as empresas, que passaram a adotar uma nova malha aérea, divulgada pela Anac no final de março passado. Em caso de dúvida sobre os principais direitos e deveres dos passageiros, a recomendaççao é que se consulte o Guia do Passageiro. A Infraero informou, ainda, que cabe às companhias aéreas estabelecer o fluxo de cancelamentos e alterações na malha, “não cabendo à Infraero essa gestão”.
As principais companhias que operam na Rede Infraero são Latam, Gol, Azul, Map,Voepass, American Airlines, Aerolíneas Argentinas, Lan Chile (Grupo Latam) e Tap. Mais informações sobre o transporte aéreo estão disponíveis no site da Anac: https://www.anac.gov.br