EXPECTATIVA

Belo Horizonte precisa receber 70 mil doses para conseguir ampliar a vacinação contra a Covid para moradores com 41 e 40 anos de idade. Mas ainda não há prazo para que o cronograma seja ampliado, já que isso depende da chegada de novas remessas de imunizantes ao Estado e, consequentemente, ao município.

Atualmente, a capital mineira tem previsão para vacinação até 42 anos, com cronograma anunciado até quarta-feira da semana que vem. Isso foi possível com a chegada, nesta terça-feira, de 115.940 doses, sendo 53.250 da vacina AstraZeneca, 39.050 da Janssen e 23.640 da Pfizer.

“É imprescindível que novas remessas de vacinas sejam entregues para a ampliação dos grupos definidos para a imunização. A prefeitura reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo de vacinação”, afirma a PBH. Para planejar a vacinação das pessoas com idade entre 41 e 30 anos de idade, com uma dose, o município precisa receber 413 mil unidades.

De acordo com o Ministério da Saúde, estava prevista a chegada de um carregamento com 600 mil doses da Pfizer na noite desta quarta-feira. Mas esse volume não será suficiente para um grande avanço nos municípios. Cerca de 60 mil unidades devem ser enviadas a Minas e, se houver um repasse de 13% à capital mineira (proporção sobre a população do Estado), apenas 7.800 doses viriam para Belo Horizonte.

Mas outros carregamentos de Pfizer devem chegar em breve ao país. Segundo o ministério, a previsão é de entrega de 15 milhões de doses do fabricante norte-americano no mês de julho. Se o combinado for cumprido, aproximadamente 1,5 milhão de unidades viriam a Minas e BH poderia receber cerca de 195 mil – suficiente para imunização dos moradores da capital com idade entre 41 e 36 anos.

O país também deve receber novas remessas da vacina AstraZeneca. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, com o ingrediente farmacêutico ativo já presente na fábrica de Biomanguinhos, será possível entregar 12 milhões de doses em julho.

Mas, nesse caso, vale ressaltar que há um grande número de pessoas à espera da segunda dose neste mês. Um levantamento feito pela plataforma Painel Vacinação Covid-19, realizada por diferentes universidades públicas brasileiras, mais de 10,5 milhões de brasileiros devem completar o esquema vacinal com AstraZeneca em julho.

Na segunda-feira, o ministério recebeu mais 937 mil doses da Coronavac que ainda não foram distribuídas aos Estados. A pasta afirma esperar 41 milhões de doses das vacinas contratadas e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste mês. Mais de 107 milhões de doses já foram aplicadas até o momento.