CONSUMIDOR
 
“Por que ainda não recebi redução na mensalidade do meu plano de saúde se a ANS anunciou um percentual negativo para o reajuste dos planos individuais ou familiares?” A pergunta é pertinente e tem sido feita por muitos beneficiários pelos canais de atendimento da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Para tranquilizar os consumidores, a ANS esclarece que diferentemente de outros tipos de reajuste, como de luz, água, telefone, o índice autorizado pela ANS para os planos de saúde não é aplicado imediatamente após o anúncio da reguladora para todos os contratantes. De acordo com as regras do setor de saúde suplementar, as operadoras devem aplicar o reajuste no mês de aniversário do contrato, no período entre maio de 2021 e abril de 2022. Logo, se o boleto para pagamento ainda não trouxe o desconto relativo ao reajuste de -8,19% autorizado pela ANS, o beneficiário não deve se preocupar.  

“Percebemos que houve aumento de chamados sobre reajuste e identificamos que até o fim de agosto, quase 200 reclamações eram de pessoas que não tiveram a aplicação do percentual negativo em seus boletos. Em muitos casos, o motivo era o mesmo: ainda não havia chegado o mês de aniversário desses contratos. Por essa razão, orientamos que os beneficiários confiram no contrato ou no próprio boleto a data de sua inclusão: se for outubro, por exemplo, a aplicação será no mês de outubro de 2021. Se for março, o reajuste será aplicado em março de 2022. Caso reste qualquer dúvida, o consumidor pode solicitar informações à sua operadora de plano de saúde. Se não conseguir resolver, entre deverá entrar em contato com a ANS por um de seus canais de atendimento: Disque ANS – 0800 701 9656; Fale Conosco em www.gov.br/ans; ou Central de Atendimento ao Deficiente Auditivo: 0800 021 2105”, informou o diretor de Fiscalização da Agência, Maurício Nunes.