EVASIVA

O governador Romeu Zema (Novo) vai participar de uma vistoria nas obras da Superstrada Pedemontana Veneta, na região Norte da Itália, conduzidas pela INC S.P.A., empresa italiana que venceu o processo de licitação para construir, operar e manter o Rodoanel Metropolitano, na Grande BH.

O compromisso faz parte de uma agenda de dez dias que ela cumprirá a partir da próxima terça-feira (5) também na Áustria, como parte do programa de atração de investimentos do governo de Minas.

O período coincide com o mesmo no qual o presidente Lula pode fazer a primeira visita a Minas desde que assumiu o cargo. A intenção de vir ao Estado antes de viajar para a reunião do G20, na Índia – no próximo dia 7 – foi mencionada pelo próprio presidente durante o programa “Conversa com o Presidente” desta terça-feira (29). 

"No dia 7 eu participo do 7 de setembro, acho que eu vou almoçar no avião inclusive. Mas antes de viajar, (...) eu vou ao Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. E eu quero ver se na outra semana (próxima semana) eu consigo ir a Minas Gerais e a São Paulo", disse Lula no programa. Apesar da menção à visita, não há confirmação da viagem ou programação do presidente no Estado.

Há poucos dias, a ausência de Zema em agendas com ministros de Lula em Minas chamou a atenção. A justificativa para a falta na entrega do hangar da Polícia Rodoviária Federal no Aeroporto da Pampulha – onde estavam os ministros de Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias; da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; de Minas e Energia, Alexandre Silveira – foi a incompatibilidade de horários, embora a participação do governador estivesse prevista na agenda oficial dele.

Roteiro

Além deste compromisso, Zema também participará do Lide Brazil Conference, em Milão, evento que reúne autoridades de várias partes do mundo com o objetivo de ampliar e fortalecer as relações comerciais entre os participantes. O chefe do Executivo mineiro, ao lado de outros políticos brasileiros, integra o painel de discussões sobre “A Força do Empreendedorismo na Geração de Negócios e no Crescimento Econômico do Brasil”. 

Ainda não há detalhes sobre o cronograma de atividades ou se haverá algum secretário acompanhando Zema nos compromissos, que incluem reuniões e visitas a empresas parceiras do estado no país italiano. No período, se não viajar junto com Zema, o vice-governador Mateus Simões (Novo) comanda o Estado durante a viagem de Zema.